Uece presente em Seminário Internacional “Mulheres no Poder” em Brasília

14 de dezembro de 2016 - 20:08 #

 
A coordenadora do Observatório de Violência Contra Mulher (Observem), da Universidade Estadual do Ceará (Uece), professora Maria Helena de Paula Frota está em Brasília, no Senado Federal, participando do Seminário Internacional Mulheres no Poder diálogos sobre empoderamento político, econômico e social e enfrentamento à violência. 

A pesquisadora da Uece, Helena Frota, é uma das coordenadoras da oficina que debate sobre Experiências Nacionais de Observatórios e produção de dados sobre violência contras as mulheres e aplicação da Lei Maria da Penha e Lei do Feminicídio. O evento acontece nesta quarta-feira (14) e quinta-feira (15), respectivamente, no Auditório Petrônio Portella, no Senado Federal. 
 
O seminário está dividido em quatro painéis temáticos nos quais serão discutidos indicadores de violência contra a mulher, por meio de experiências nacionais e internacionais de Observatórios de Monitoramento da Violência de Gênero; a presença das mulheres no universo político; o empoderamento feminino no setor privado; e a pauta de reivindicações do movimento organizado de mulheres e entidades do terceiro setor.

Uma palestra sobre orçamentos sensíveis a gênero, na qual serão conhecidas iniciativas referentes à dotação eficiente de recursos públicos e transparência na prestação de contas em favor da equidade gênero encerrará o evento, nesta quinta-feira, 15 de dezembro.

Todas as mesas contarão com a presença de parlamentares, mediadores e relatores, que deverão sistematizar a discussão de cada painel e produzir o documento final, a ser apresentado às lideranças do Congresso Nacional em favor da promoção do empoderamento feminino em todos os setores da sociedade.

Objetivo do encontro é reunir especialistas estrangeiros e brasileiros, representantes de organismos
internacionais e de governo, universidades e do movimento feminista, para refletir sobre
as experiências internacionais e nacionais de produção de dados sobre violência contra as mulheres/violência de gênero, seus limites e desafios para o desenvolvimento e implementação de sistemas de monitoramento; colher subsídios para a elaboração de uma metodologia de monitoramento da aplicação da Lei Maria da Penha e Lei do Feminicídio, fortalecer a atuação do Observatório da Mulher contra Violência (OMV/SENADO); identificar parcerias para a criação de um observatório em rede nacional da sociedade civil e universidades para o monitoramento da aplicação da aplicação da Lei Maria da Penha e Lei do Feminicídio.

No encerramento do seminário haverá a premiação do concurso de vídeos por celular “Um minuto contra a violência, promovido pela Comissão Permanente Mista da Combate à Violência contra a Mulher. A cerimônia será encerrada com uma apresentação cultural para celebração e congraçamento entre participantes.

A programação completa pode ser acessada na página www.seminariomulheresnopoder.com.br

Fonte: Agência Câmara Notícias e Assessoria de Imprensa da Procuradoria da Mulher do Senado.