Uece presente em etapa nacional da Maratona de Programação

14 de novembro de 2017 - 13:48

A Universidade Estadual do Ceará (Uece) esteve presente em mais uma edição da Maratona de Programação. A equipe VDC, formada por alunos do curso de Ciência da Computação, membros do Grupo de Estudos da Maratona de Programação (GEMP/Uece), após conquistar o 1º lugar na etapa regional, participou da etapa nacional da competição, realizada em 11 de novembro, em Foz do Iguaçu.

O evento é uma das mais importantes competições científicas do país e a mais antiga, respeitada e conhecida competição científica na área de Tecnologia de Informação. Com foco em alunos do ensino superior, visa a formação de talentos na área.

alt

Filipe Herculano Rocha, João Vítor Martins de Oliveira e Lamartine Cabral de Oliveira Neto, e o coach da equipe da Uece, professor Leonardo Rocha, garantiram à Uece a 5ª colocação dentre as Instituições do Nordeste. Foram mais de 70 equipes brasileiras, dentre as quais, a VDC ocupou o 20º lugar.

“O resultado significa que a Uece possui alguns dos melhores programadores do país e que políticas como as bolsas para competições acadêmicas são um sucesso, pois dão visibilidade aos nossos jovens talentos e à vocação da Uece no ensino de programação”, afirma Leonardo Rocha, que é também coordenador do GEMP.

O Grupo de Estudos conta com o apoio da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PROPGPq) e do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT).

alt

A Maratona de Programação conta com etapas regional e nacional organizadas pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), que visa classificar as melhores equipes do Brasil para participar do concurso mundial de programação da Association for Computing Machinery (ACM), o ACM International Collegiate Programming Contest.

alt

No evento, além de competirem as melhores equipes de programadores do país, é promovido o encontro e a interação entre representantes de instituições de ensino e empresas de tecnologias tais como Google, Facebook, VTEX e B2W digital. As empresas mencionadas patrocinaram o evento e promoveram seminários sobre seus projetos de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), visando a contratação de jovens talentos.

Para o próximo ano, os coaches das equipes cearenses planejam organizar uma maratona estadual de programação, com o objetivo de trazer os benefícios do evento para o desenvolvimento do Ceará.