Uece possui mais de 70% dos cursos de graduação classificados entre bons e excelentes

26 de outubro de 2021 - 09:03 # # #

71% dos cursos presenciais da Uece figuram como bons, muito bons e excelentes e 58% dos cursos Ead são classificados como muito bons e excelentes pelo Guia de Faculdades (Quero Educação e jornal O Estado de São Paulo)

A Universidade Estadual do Ceará (Uece) é destaque no Guia de Faculdades, parceria de Quero Educação com o jornal O Estado de São Paulo, divulgado neste domingo, 24 de outubro. A Uece possui 50 cursos presenciais listados como excelentes (5 Estrelas), muito bons (4 Estrelas) e bons (3 Estrelas) e 7 cursos EaD listados como muito bons (4 Estrelas) e bons (3 Estrelas).

Os dois cursos que obtiveram nota máxima (5 Estrelas) são as Licenciaturas em Geografia e História do campus de Fortaleza. Para o coordenador de curso de História, professor Gleudson Passos, “a excelência no ranking do Guia de Faculdades atesta o esforço coletivo de professores, funcionários e estudantes do Curso de História CH UECE em construir uma licenciatura de qualidade, junto à pesquisa, ao ensino e à extensão universitária para a sociedade cearense. É a prova que a orientação democrática, participativa e científica do nosso Plano Pedagógico tem dado resultados satisfatórios na busca de um mundo com menos desigualdades e mais oportunidades à população.”

Para o professor, esse resultado evidencia a alta qualidade do corpo docente do curso e da universidade. “Também estão evidenciados a produção intelectual e o engajamento acadêmico dos nossos professores (pós doutores em sua maioria) em promover a formação científica dos nossos alunos, através das bolsas de monitorias, atividades de extensão e iniciação científica” aponta.

A pesquisa para a construção da Guia utiliza metodologia conhecida como “avaliação por pares” para analisar a qualidade de mais de 16 mil cursos superiores em todo o Brasil. Nesse processo, a equipe do Guia da Faculdade atua como instituto de pesquisa, colhendo a opinião de milhares de professores que atuam no ensino superior.

Em 2021, a pesquisa contou com a participação de 9.500 coordenadores e professores de ensino superior de todo o País como avaliadores. Os pesquisadores levam em consideração a qualidade do corpo docente, do projeto pedagógico e da infraestrutura. O processo de tabulação dos resultados começa com o descarte da maior e da menor notas recebidas por cada curso. Das notas restantes, extrai-se a média numérica de cada curso em 2021.

Os cursos EaD também obtiveram destaque nessa edição do ranking. Sete cursos foram listados [Ciência da Computação (Licenciatura); Ciências Biológicas (Licenciatura); Educação Física (Licenciatura); Geografia (Licenciatura); Matemática (Licenciatura); Pedagogia (Licenciatura) e; Química (Licenciatura)], quadro deles com 4 Estrelas.

Para o reitor da Uece, professor Hidelbrando Soares, “a associação ensino, pesquisa e extensão, no processo de formação na graduação é o caminho para o êxito acadêmico de nossos cursos. Queremos todos os nossos cursos com avaliação de excelência, essa é a nossa meta institucional. As lutas por concurso público para docente e servidores, por infraestrutura de qualidade e maior investimento na universidade fazem parte das estratégias para alcançar a excelência” finaliza.

Como o Guia da Faculdade é construído?

Etapa 1: O Guia da Faculdade convida todas as instituições de ensino superior cadastradas no Ministério da Educação (universidades, centros universitários, faculdades e institutos) para terem seus cursos avaliados. Mais de 90% delas se cadastraram no projeto desde o primeiro ano.

Etapa 2: Para um curso ser avaliado, ele precisa atender a alguns critérios, como: ter a titulação de Bacharelado ou Licenciatura; ter ao menos uma primeira turma com alunos já formados (até o final do ano de 2020) e; ter ao menos uma turma em andamento.

Etapa 3: Os coordenadores dos cursos aptos a serem avaliados recebem um questionário para preencher no qual podiam apresentar as principais características da sua graduação.

Etapa 4: Para avaliar os cursos, o Guia da Faculdade convida professores universitários de todo o país. No ranking deste ano, mais de 9 mil acadêmicos se inscreveram para atuar como avaliadores e deram notas de 1 a 5 para cada graduação.

Etapa 5: Com a média de suas notas, os cursos são apresentados pelo Guia da Faculdade em faixas de estrelas, segundo os conceitos abaixo:

• 5 estrelas (excelente)
• 4 estrelas (muito bom)
• 3 estrelas (bom)
• Não-estrelados

Confira listagem de todos os cursos da Uece avaliados

5 Estrelas

Geografia (Licenciatura) – Fortaleza