Uece participa da instalação de centro internacional de investigações climáticas

15 de maio de 2015 - 16:28

Foi instalado segunda-feira, dia 12 de maio, o Centro Internacional de Investigações Climáticas e Aplicações para os Países da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) e África, o CIICLAA, na Universidade Pública de Cabo Verde (Uni-CV). A Universidade Estadual do Ceará (Uece) assinou o Ato Constitutivo como Membro-Fundador, representada pelo professor Emerson Mariano da Silva, que foi eleito para o Conselho Científico do CIICLAA.

alt

Com sede na Uni-CV, o CIICLAA pretende fomentar a investigação aplicada nas áreas das Geociências Ambientais na CPLP e nos restantes países de África, em particular as que relacionem alterações climáticas e medidas de mitigação ou adaptação com os recursos hídricos e marinhos, ambiente, agricultura e desastres naturais, em articulação com os serviços públicos, universidades, instituições de investigação e outras entidades públicas ou privadas.

O CIICLAA será o organismo responsável pela concessão, implementação, controle e gestão de projetos inseridos nos programas de cooperação técnica internacional na área das Geociências Ambientais, e poderá ser encarado como uma Agência de Execução do Fundo Verde para o Clima das Nações Unidas.

Podem fazer parte do centro as universidades, empresas, investigadores, fundações, ONG´s, institutos. O organismo será constituído por três grandes linhas estratégicas que se vão basear na Capacitação Tecnológica, Desenvolvimento e Inovação; Clima, Biodiversidade e Segurança alimentar; Formação Avançada e Mobilidade.

Na fase inicial, o CIICLAA pretende desenvolver 10 projetos em áreas como previsão sazonal, gestão da água, clima urbano, malária, desenvolvimento sustentável, que demandarão 22,3 milhões de euros.

Segundo a diretora-geral da CPLP, Georgina Benrós de Mello, o CIICLAA vai representar conhecimento, investigação e ciência feitos em países de língua portuguesa e em língua portuguesa para servir ao mundo.

“Devemos descomplexar-nos, fazer, promover e divulgar ciência e tecnologia em língua portuguesa para a melhoria da qualidade de vida dos nossos povos”, desafiou, considerando que, a partir de agora, os cidadãos dos países da CPLP terão mais informação e conhecimento

O ato de assinatura do acordo de constituição do centro contou com o envolvimento de mais de duas dezenas de entidades do Brasil, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe, entre universidades, institutos de meteorologia, centros ou institutos de investigação e fundações.

O Centro Internacional de Investigação Climática e Aplicações (CIICLAA) é resultado de uma recomendação feita durante a V Reunião de Ministros do Ambiente da CPLP, realizada na ilha do Sal, Cabo Verde, em Maio de 2012, e consagrado em Julho do mesmo ano na IX Conferência de Chefes de Estado e de Governo da CPLP, realizada em Maputo, Moçambique.

Fonte: Universidade Pública de Cabo Verde com informações da Agência Cabo Verdiana de Notícias.