UECE participa na Suécia da final do Mundial da Maratona de Programação

10 de dezembro de 2008 - 17:55 #

Após conquistar Medalha de Prata na final nacional da Maratona de Programação, a equipe “UECE – Posso Ajudar?” do curso de Computação, prepara-se para a final mundial da competição que acontecerá no dia 21 de abril de 2009, em Estocolmo, na Suécia. O grupo da UECE estará nessa final, onde se encontrarão os 100 melhores times classificados entre as mais de 10 mil equipes de 2.500 universidades de todo o mundo.

A equipe que representou a Universidade Estadual do Ceará (UECE), na final nacional da Maratona de Programação organizada pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), obteve resultado histórico, conquistando a 5ª colocação geral. O grupo da UECE estava entre as 51 equipes classificadas para a final nacional. O certame contou, na primeira fase, com 402 equipes de 130 instituições. Realizada na primeira quinzena de novembro, a Maratona de Programação aconteceu em Vila Velha, Espírito Santo.

A equipe da UECE é composta pelo Prof. Dr. Jerffeson Texeira de Souza (coach) e pelos  alunos Rafael Augusto Ferreira do Carmo, Rudy Matela Braquehais e Teófilo Bezerra Dutra. A Maratona de Programação reúne diversas equipes de competidores em todo o país visando selecionar grupos que representem seu país no International Collegiate Programming Contest (ICPC). Trata-se de uma competição a nível mundial, organizada pela Association for Computing Machinery (ACM) e patrocinada pela IBM.

A UECE participa da Maratona de Programação desde 2004, quando foi formado um pequeno grupo de estudos voltado para competições de programação. Esse grupo era liderado pelos alunos do curso de Computação Joel Silva Uchoa e Aeliton Germano da Silva, alunos estes que já tinham um histórico de participação em Olimpíadas de Informática. O grupo obteve 1º lugar na primeira fase da Maratona Regional sediada pela UNIFOR. Assim a equipe e seu técnico, o prof. Dr. Gustavo Augusto Campos foram para a final brasileira que ocorreu no IME-USP. Essa fase contou com a participação de 32 times e o time da UECE ficou na 20ª colocação.

As equipes classificadas para o mundial da Suécia são as seguintes: UFPE – Prático (Cícero e Heitor; Pedro Bello, Pablo Pinheiro, Hallan dos Santos, coach Liliane Salgado); UFPR – Triforce ( Bruno Ribas, Eduardo Ribas, Raphael Ribas, coach André Guedes); UFES – NULL (Rafael Coelho, Giovanni Comarela, Lessandro Mariano, coach Berilhes Garcia); UECE – Posso ajudar? (Rafael Carmo, Teofilo Dutra, Rudy Matela, coach Jerffeson Souza); UFSC – Time Limit Exceeded (Tiago Madeira, Eluan Miranda, Luis Fernando Schultz Xavier da Silveira, coach Sergio Peters); EP-USP –  Guerreiros da Poli (Ricardo Pereira, Gustavo Gouveia, Victor Lassance, coach Carlos Stein Naves de Brito).