Uece participa do Pint of Science, maior festival de divulgação científica do mundo

14 de maio de 2021 - 17:22 # # # #

Em edição on-line, o evento mostra produção científica de forma descontraída

O Pint of Science, maior festival de divulgação científica do mundo, contará este ano com a participação da Universidade Estadual do Ceará (Uece). O evento será realizado, pelo segundo ano consecutivo, em formato on-line e gratuito pelo YouTube. Devido à continuidade da pandemia, mesas de bares e restaurantes seguem trocadas por transmissões ao vivo em 67 cidades brasileiras, no período de 17 a 19 de maio.

O professor da Faculdade de Veterinária da Uece, Vicente Freitas, dará sua contribuição no primeiro dia da programação (17), às 20h30, quando falará sobre “Clonagem para preservar”. Por meio do Laboratório de Fisiologia e Controle da Reprodução (LFCR), professor Vicente Freitas desenvolve na Uece pesquisas sobre o uso da TNCSi, ou seja, a clonagem de indivíduos utilizando células da pele do veado-catingueiro e óvulos de animais domésticos (vacas e cabras). O objetivo é ajudar na conservação desta e de outras espécies de cervídeo encontradas no Brasil. A partir de DNA de animais mortos, a clonagem pode ampliar a diversidade de um pool genético e até mesmo salvar espécies ameaçadas de extinção, apresentando-se como solução viável para reconstruir populações.

A programação do Pint of Science 2021 conta, ainda, com a participação de pesquisadores da Embrapa, Universidade Federal do Ceará e Universidade de Fortaleza. Ao todo, serão promovidos seis bate-papos virtuais, sobre temas como fontes de alimento do futuro, computação quântica, clonagem de animais, vida em Marte, doença de Parkinson e violência familiar. O público poderá esclarecer suas dúvidas pelo chat.

É uma oportunidade de apresentar pesquisas recentes e aproximar as pessoas à ciência em conversas descontraídas, atrativos que fizeram sucesso nas primeiras edições do evento em Fortaleza e que levou mais de 200 pessoas por dia aos bares.

O evento é realizado anualmente, graças ao empenho de coordenadores e equipes locais. A professora e pesquisadora do curso de Física da Uece, Mona Lisa Oliveira, integra a comissão organizadora de Fortaleza.

A programação completa do festival no Brasil está disponível no site pintofscience.com.br e não há necessidade de inscrição. Para saber como assistir à programação de Fortaleza basta acessar: pintofscience.com.br/events/fortaleza