Uece participa de visita de delegação francesa à Fiocruz Ceará

19 de abril de 2022 - 15:21

 

O vice-reitor da Universidade Estadual do Ceará (Uece), professor Dárcio Ítalo Teixeira, esteve na última segunda-feira (18) no campus da Fiocruz Ceará, no Eusébio, para visita de delegação francesa composta por representantes do Governo Francês (Ministério das Relações Exteriores e da embaixada da França no Brasil) e de pesquisadores do Instituto Pasteur.

A visita teve a integração como objetivo, com o intuito de instalar a plataforma Fiocruz-Pasteur no campus. A plataforma irá desenvolver pesquisas relacionadas à Imunologia e Imunoterapia, áreas do conhecimento estratégicas para as Instituições.

De acordo com o vice-reitor Dárcio Ítalo, a “Uece possui uma importante vinculação com a Fiocruz Ceará, a partir de diversas pesquisas relacionadas ao diagnóstico da Covid-19, dentre outras que contribuem para o desenvolvimento do estado do Ceará”. Na ocasião, o gestor ressaltou, ainda, o compromisso da Universidade nessa parceria. “Reafirmamos que a Universidade Estadual do Ceará aportará mão de obra qualificada para os projetos em conjunto com a Fiocruz e o laboratório Pasteur, da França”.

A plataforma Fiocruz Pasteur deverá receber até o início de 2023, um especialista técnico internacional, que contribuirá na consolidação da Plataforma Fiocruz-Pasteur, apoiada pelo governo francês. Já a Fiocruz deverá criar uma cátedra de excelência Fiocruz-Pasteur visando acelerar ainda mais a consolidação da Pataforma Bi-Institucional. São passos iniciais para que, e através da União entre Instituto Pasteur Paris, Plataforma USP-Pasteur e Plataforma Fiocruz-Pasteur, possa ser criado o futuro Instituto Pasteur do Brasil.

Com informações da Fiocruz Ceará
Imagens: Chico Gomes