Uece participa de visita às empresas do Complexo Industrial e Portuário do Pecém

12 de julho de 2017 - 13:00

O reitor da Universidade Estadual do Ceará (Uece), professor Jackson Sampaio, participou, no último dia 6 de julho, de visita técnica às empresas do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), ao lado de outros representantes das universidades estaduais cearenses – Urca e UVA. O secretário adjunto da Secitece, Francisco Carvalho, articulador da ação, explica que a visita teve como objetivo principal avaliar possibilidades de cooperação entre as universidades e os empreendimentos que fazem parte do complexo.

A CIPP aglomera várias estruturas, empreendimentos e companhias industriais, em especial o Terminal Portuário do Pecém, a Zona de Processamento de Exportação do Ceará (ZPE) e a Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP).

“Já estamos nos articulando para viabilizar uma cooperação mútua, em que as nossas universidades possam oferecer capacitações e serviços e que as empresas situadas no complexo absorvam profissionais formados nessas instituições de ensino superior”, defende Carvalho.

Para o reitor Jackson Sampaio, “tanto no Complexo Portuário, observando os fluxos de navegação que chegam e partem do Ceará, em situação estratégica privilegiada; na Siderúrgica, testemunhando a grandeza da iniciativa e a atualização tecnológica que permite processos muito mais ambientalmente sustentáveis; e na Zona de Exportação, com o parque já instalado e o campo aberto de possibilidades de crescimento; destaca-se o papel da pesquisa, da extensão social e da inovação tecnológica que as universidades públicas estaduais podem desempenhar. A Uece pode, também, melhor orientar seu desenvolvimento acadêmico para as novas formações profissionais que o desenvolvimento econômico do Ceará demanda”.

Participaram também da visita, o reitor UVA, Fabianno de Carvalho, e o vice-reitor da Urca, Francisco Lima Junior, além de outros representantes das instituições estaduais, em especial de graduações relacionadas com as atividades do CIPP, tais como dos cursos de Engenharia Civil e Química.

Com informações da Secitece.

Imagens: Secitece, Urca e Jackson Sampaio