Uece participa de reunião com governador Camilo Santana e secretários

22 de dezembro de 2021 - 13:41 # #

Nesta terça-feira (21), o governador Camilo Santana reuniu todo seu secretariado, dirigentes de vinculadas, entre elas a Universidade Estadual do Ceará (Uece) e equipes da gestão para avaliação do trabalho feito este ano e, consequentemente, apresentação do planejamento para 2022. O encontro ocorreu no Pavilhão de Eventos da Residência Oficial do governador, em Fortaleza.

Antes de começar a reunião, Camilo Santana falou com a imprensa sobre o trabalho que seria desenvolvido durante o dia. “Vamos fazer um balanço do que traçamos como metas e o que alcançamos para esse ano. O pessoal do Planejamento e da Economia vai fazer um balanço como é que foi a questão dos números. Vamos fazer também um balanço importante sobre a questão da pandemia, um desafio enorme – principalmente no primeiro semestre desse ano. E vamos também traçar as prioridades para o último ano do governo. Será um ano que temos várias entregas a serem realizadas”, afirmou governador.

O chefe do Executivo estadual adiantou que o Ceará vai bater, novamente, recorde de investimento em 2021 e ressaltou que o propósito é prosseguir assim. “Vamos trabalhar para continuar sendo o estado com o maior volume de investimento público do país. Isso tem sido uma meta que a gente tem traçado ao longo dos anos. Quando a gente fala em investimento significa a possibilidade de construir hospitais, estradas, escolas. O Estado está fazendo uma boa gestão fiscal para fazer entregas importantes à população”, disse.

Mesmo com o segundo ano de pandemia, o Ceará tem se recuperado bem, na avaliação de Camilo Santana. “Estamos superando um momento desafiador e recuperando bem a economia. O Ceará cresceu o PIB acima do Brasil. Comparando o último trimestre com o anterior, o Brasil decresceu e o Ceará cresceu 3,25%. Isso é importante e significa que estamos melhorando a vida e dando oportunidade de emprego à população”, pontuou.

Para 2022, tem-se a entrega do maior equipamento de saúde do Estado, o hospital universitário. O secretário da Saúde, Marcos Gadelha, destacou a importância dele não só para a prestação de serviço, mas também para a comunidade acadêmica e o próprio poder público. “É uma entrega importante, um hospital de mais de 650 leitos, sendo 184 de UTI. É um hospital de alta complexidade, que além do acesso à saúde de alta tecnologia, com serviço de hemodinâmica para tratar doenças cardiovascular, ressonância magnética e todas as diversas especialidades que o cidadão precisa ter acesso, ele está dentro de uma universidade. Vai proporcionar que a gente forme profissionais de saúde, desenvolva pesquisas, então vai ser uma ação intersetorial entre saúde e educação, gerando conhecimento e pesquisa para a gente tomar decisões orientadas, baseado em evidências para a política pública”, enfatizou o titular da pasta.

Para o reitor da Uece, professor Hidelbrando Soares, “o hospital vai servir como uma plataforma para a produção científica dentro da Universidade. Então, a Universidade Estadual do Ceará ganha enormemente com a construção desse hospital, estabelecendo um novo paradigma em relação ao processo de formação de nossos estudantes na área de saúde. Ele funcionará também como elemento estratégico no desenvolvimento da produção científica em uma área que a universidade já é forte que é a área da saúde”.

Na ocasião, o reitor ainda entregou ao governador Camilo Santana o portfólio de tecnologias da Uece, documento que apresenta a produção intelectual para o ecossistema de inovação cearense e visa dar mais visibilidade ao trabalho desenvolvido pelos pesquisadores da universidade e recebeu das mãos do governador placa com menção de agradecimento aos serviços prestados.

Com informações e fotografias da Assessoria de Comunicação da Casa Civil.