Uece participa de iniciativa que visa imprimir em 3D itens para profissionais da Saúde

24 de março de 2020 - 13:44

A Universidade Estadual do Ceará (Uece), por meio do FAB LAB, instalado no Laboratórios Associados de Inovação e Sustentabilidade (LAIS), é uma das instituições parceiras do projeto “Inovação contra o Covid-19”, iniciativa do CriarCE, projeto da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), coordenado por Thiago Barros.

O objetivo do projeto é, com uso de máquinas 3D alocadas nas instituições parceiras, imprimir peças de segurança de trabalho, de proteção Individual para profissionais de saúde que estão na linha de frente do combate ao coronavírus, além de protótipos de válvulas respiratórias e peças de reposição para maquinários que sejam requisitadas.

Com o CriarCE e a Uece estão também Fundação Citinova, Instituto Atlântico e IDESCO, além da comunidade Maker e outras instituições que disponibilizaram seus equipamentos em prol dessa causa, como ICC Biolabs, Joy Fab Lab, Instituto Atlantico e outras.

A pesquisadora e uma das coordenadoras de Laboratório do LAIS/Uece, Mona Lisa Moura de Oliveira, destaca que “a Uece tem know-how, tem pesquisadores que podem colaborar efetivamente na linha de frente dessa batalha contra o covid-19, contudo, temos noção de que dessa forma, unindo forças com outras instituições, o Ceará é mais forte. Vamos trabalhar juntos para alcançar o objetivo de minimizar os impactos dessa atual situação que vivemos”.

O coordenador do Projeto Estruturante para a Rede de Núcleos de Inovação do Estado do Ceará (Redenit-CE) e coordenador de Laboratório do LAIS/Uece, Samuel Façanha, ressalta que a Uece teve outra importante participação no projeto da CriarCE, por meio de convênio com o IDESCO. “O IDESCO ofereceu duas bolsas de três meses para técnicos de máquinas 3D, que ficarão na produção das peças de forma isolada”.

A Uece, além de contribuir com a impressora 3D, doou rolos de filamentos para as máquinas. A instituição atua também com Network, integrada ao processo dos profissionais da Saúde, com o intuito de contribuir para produção dos itens demandados.