Uece participa de I Encontro Científico sobre ovinos e caprinos realizado pela Ufersa

19 de maio de 2021 - 16:58 # # # # #

Com apresentação de duas pesquisas científicas, o professor e pesquisador da Faculdade de Veterinária (Favet), Vicente José de Figueirêdo Freitas, representará a Universidade Estadual do Ceará (Uece) no “I Encontro Científico Online sobre as Raças Nativas: ovinos da raça Morada Nova e caprinos da raça Canindé”.

O evento é promovido pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) – RN e realizado nos dias 14 e 21 de maio, pela internet. O docente da Uece apresentará duas de suas pesquisas no próximo dia 21, a partir das 14h, com os temas:

1. Avaliação dos parâmetros reprodutivos, coleta de oócitos por laparoscopia e os primeiros embriões produzidos in vitro em caprinos Canindé (Capra hircus) em vias de extinção;
2. Crescimento e parâmetros reprodutivos da primeira geração de caprinos transgênicos para o fator estimulante de colônia de granulócitos humano (hG-CSF).

Para assistir, basta acessar: http://meet.google.com/biu-twhj-qgs.

O Encontro é uma iniciativa do Grupo de Estudos em Fisiologia Adaptativa de Ruminantes Nativos (Nativa/Ufersa) e do Laboratório de Fisiologia Adaptativa e Conservação de Recursos Genéticos Animais (Lativa/Ufersa). O objetivo é realizar um intercâmbio de conhecimentos entre docentes, discentes, pesquisadores de diversas instituições e interessados em compartilhar experiências científicas sobre as raças nativas, especificamente os ovinos da raça Morada Nova e os caprinos da raça Canindé, fomentando momentos de discussão acerca das temáticas dos artigos já publicados utilizando ambas as raças.