Uece participa de evento sobre Hidrogênio Verde no Ceará

20 de novembro de 2021 - 11:03

O reitor da Universidade Estadual do Ceará (Uece), professor Hidelbrando Soares, e a pró-reitora de Pós-graduação e Pesquisa, professora Lúcia Duarte, participaram nessa quinta-feira (18) do evento “Hidrogênio Verde no Ceará: perspectivas e oportunidades”, organizado pelo Instituto Federal do Ceará (IFCE), no auditório do campus do Pecém, presidido pelo reitor do IFCE, Wally Menezes.

O encontro foi realizado de forma híbrida e teve como objetivo promover a aproximação entre instituições públicas e privadas que atuam na temática das energias renováveis, com foco na implantação do Hub de Hidrogênio Verde no Ceará – que promete concretizar uma nova fronteira de desenvolvimento para o estado nos próximos anos.

Com os reitores da Uece e do IFCE, compuseram a mesa principal, autoridades como o secretário executivo da Casa Civil do Ceará, Célio Fernando Bezerra Melo (representando o governador Camilo Santana); o secretário de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Inácio Arruda; o prefeito do município de Caucaia, Vítor Valim; e o presidente da Associação das Empresas do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (Aecipp), Eduardo Amaral.

Em sua fala, o reitor Hidelbrando Soares destacou a parceria entre Uece e IFCE, sempre com objetivo de contribuir para o desenvolvimento do Estado do Ceará.

“Qualquer discussão sobre o desenvolvimento do Estado do Ceará deve ter como objetivo final a superação da pobreza crônica que atinge parte considerável da população cearense…Acredito que estamos aqui, nessa articulação feita pelo IFCE, discutindo um projeto de futuro sustentável, em suas dimensões econômica, ambiental e social. O Hidrogênio Verde é uma dessas tecnologias que dialoga com esse projeto de futuro. A urgência de um novo modo de produzir e existir no planeta é condição para superação da crise climática planetária”.

O gestor da Uece salientou também o papel fundamental das universidades. “As Universidades, por meio da formação qualificada e da produção científica e tecnológica, são peças chaves para a constituição de novas economias sustentáveis. As universidades estaduais do Ceará, juntamente com o IFCE, e toda a rede de universidades cearenses, têm um potencial enorme já instalado, no campo da formação e da produção de conhecimento, e podem contribuir com a constituição de um novo modelo de desenvolvimento para o Estado do Ceará.

Representando o governador Camilo Santana, Célio Melo reforçou o que disse o reitor da Uece. “Estamos vivendo uma crise climática global…. e o futuro está em nossas mãos. Trazer um projeto que possa gerar inclusão a toda a sociedade vulnerável do nosso estado pode indicar o início de uma grande transformação”.

O secretário Inácio Arruda destacou que “precisamos construir no Pecém uma grande unidade de inovação tecnológica, não somente de hidrogênio, mas um grande centro de inovação de energias renováveis. Para iniciar, estamos investindo quase 6 milhões de reais em um laboratório de energias renováveis… já está aqui uma estrutura enorme e importante e o estado quer investir ainda mais nesse programa, programa que possa unir os nossos centros de competências, que são muito preparados para que eles possam atrair as empresas, gerar empregos, aumentar riqueza e a gente poder sentir o gosto do sucesso do estado do Ceará tendo como base a ciência, a tecnologia e a inovação”.

O reitor do IFCE, Wally Menezes, falou sobre as parcerias. “Não existe voo solo nessa ação de energia, de hidrogênio verde, ou seja ela qual for… para isso precisamos conhecer as pessoas com quem vamos trabalhar… a Federação da Indústria é importante, a ação internacional é importante, o MEC é importante, o Governo é importante, a Prefeitura é importante, a Associação das Empresas do Complexo Portuário é importante, a academia é importante”.

O reitor anfitrião comparou, ainda, as parcerias com um casamento, em que é selado e celebrado um forte compromisso.

Professor Wally Menezes fez apresentação mostrando as potencialidades do IFCE no tocante ao Hidrogênio Verde e energias renováveis como um todo. A reunião também contou com apresentações da Aecipp, Instituto Fraunhofer e Programa Energif (Setec).

Imagens: Chico Gomes