Uece participa de evento que revisa documento-base sobre alimentos ultraprocessados

9 de julho de 2021 - 09:00

A Universidade Estadual do Ceará (Uece), por meio da professora do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva e em Nutrição e Saúde, Ilana Nogueira Bezerra, participou de encontro virtual que revisou o documento-base “Diálogo sobre ultraprocessados: soluções para sistemas alimentares saudáveis e sustentáveis”.

“O documento descreve o impacto negativo dos produtos alimentícios ultraprocessados e apresenta soluções para transformar evidências em políticas públicas efetivas transformadoras do atual sistema alimentar”, explica a docente da Uece. O documento pediu inclusão do tema “ultraprocessados” na Cúpula de Sistemas Alimentares das Nações Unidas.

Professora Ilana destaca a importância de fazer parte desse momento. “A participação da Uece coloca a universidade, juntamente com outras instituições de ensino, pesquisa e advocacy, em uma discussão atual e necessária que traz soluções para melhorar a saúde humana e do planeta”.

O evento foi organizado pelo Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde (Nupens) e pela Cátedra Josué de Castro de Sistemas Alimentares Saudáveis e Sustentáveis, ambos da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP/USP) e contou com a presença de mais de 80 cientistas e atores estratégicos brasileiros.

No encontro, ocorrido no último mês de maio, foram discutidas evidências científicas sobre os impactos negativos da produção e consumo de alimentos ultraprocessados na saúde humana e planetária.

O documento completo pode ser acessado clicando aqui.