UECE participa de evento em comemoração Dia Internacional do Queijo

26 de outubro de 2020 - 11:34 #

 

O professor Fernando Mourão participou de evento virtual em alusão ao dia internacional do queijo de leite cru, comemorado no dia 17 de outubro. O evento também teve como objetivo comemorar a aprovação da lei estadual No 17.318 que dispões sobre a regulamentação da produção e comercialização de queijos e manteigas artesanais no Estado do Ceará.

A lei dos queijos e manteigas artesanais no estado do Ceará foi sancionada pelo Governador Camilo Santana no dia 13 de outubro, é de autoria dos deputados Leonardo Pinheiro e Leonardo Araújo e tem como coautorias os Deputados Moisés Braz, Antônio Granja, Elmano Freitas e Fernanda Pessoa.

Para o professor Fernando Mourão “essa lei representa um grande avanço para centenas ou milhares de produtores de queijos e manteigas artesanais no estado do Ceará. Além disso, significa na prática o reconhecimento do Governo do Estado do Ceará da existência dos pequenos produtores de queijos e manteigas artesanais, pois agora é lei estadual” comemora.

Fernando Mourão, que também é pesquisador do Queijo Coalho no Ceará ainda diz que a lei estadual “irá desenvolver iniciativas com a finalidade de sensibilizar as comunidades locais, os governos e as autoridades municipais para defender e valorizar as riquezas do patrimônio cultural alimentar do Ceará e as razões da necessidade de sua preservação. Vivemos um momento Histórico no Ceará para todos os queijos artesanais, pois esta lei beneficia também os produtores de queijo de leite de cabra e ovelha” explica.