Uece participa de Conferência sobre Cooperação de Educação entre China e Ceará

11 de novembro de 2021 - 15:07 # # #

Ocorreu na manhã de hoje, 11 de novembro, a Conferência Virtual sobre Cooperação de Educação entre a Província Fujian/China e Ceará. Participaram do evento representantes do governo da província do Fujian, a Cônsul Geral da China no Recife, reitores de universidades locais da China e do Ceará. O intuito do evento foi a comemoração aos 20 anos de parceria/amizade entre Fujian e Estado do Ceará.

O reitor da Universidade Estadual do Ceará, professor Hidelbrando Soares, juntamente com a Pró-reitora de graduação, professora Mazza Maciel, a Pró-reitora de Pós-graduação e Pesquisa, professora Lucia Duarte, a coordenadora do Escritório de Cooperação Internacional, Ecint, professora Kádma Marques participaram do evento. Representando o Governo do Estado, estavam presentes a Secretária Executiva de Educação do Estado, Jucineide Fernandes, e o secretário de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Inácio Arruda. O reitor da Universidade Federal do Ceará, professor Cândido Albuquerque também esteve presente.

A secretária executiva Jucineide Fernandes realizou breve apresentação onde contextualizou a educação básica do Estado, apresentando os principais projetos educacionais desenvolvidos. O secretário Inácio Arruda colocou o governo do Ceará e a secretaria a disposição para que os laços de amizade estejam cada vez mais próximos, “ampliando a cooperação entre ambos e construindo uma relação estratégica e pragmática” pontua. Já o reitor da Universidade Federal do Ceará, professor Cândido Albuquerque comentou que já há alguns anos o Estado do Ceará destaca-se positivamente no cenário brasileiro no quesito educação.

Os representantes das universidades apresentaram brevemente suas instituições, exaltando pontos de aproximação e que podem gerar mais cooperação entre os países. Para o secretário Executivo de Fujian, senhor Wang Yang, “apesar da distância física entre China e Ceará, quando existe vontade entre as partes a distância é diminuída. Neste caso, a cooperação com o Estado do Ceará tem sido frutífero”, comenta.

O Vice-reitor da Fujian Normal University, o senhor Tu Rong além de apresentar a instituição pontuou que a universidade possui amplo interesse em parcerias na área de matemática, constituindo grupos de pesquisa e intercambio para elevar a qualidade de relacionamento entre a universidade de Fujian e o Estado do Ceará.

O reitor da Uece, professor Hidelbrando Soares, exaltou a produção de ciência que resulta em tecnologias aplicadas desenvolvida pela Universidade Estadual do Ceará. “A Uece é uma universidade multicampi, estando nas principais mesorregiões do Ceará, sendo 12 campi espalhados em todo do Estado, formando professores para atuarem na educação básica do estado. Além disso, a Uece atua em 32 polos de educação a distância, liderando a oferta de cursos a distância públicos e gratuitos no Estado. A ampliação da cooperação técnico-científica com a China vai engrandecer ainda mais a educação do nosso Estado”.