UECE participa de audiência com ministro Aldo Rebelo

17 de abril de 2015 - 10:29

alt

O pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa (PROPGPq), da Universidade Estadual do Ceará (UECE), professor Jerffeson Teixeira de Souza, representando o reitor, professor Jackson Sampaio, participou, quarta-feira, dia 15 de abril, de audiência com o titular do Ministério de Ciências, Tecnologia e Inovação (MCTI), Aldo Rebelo, em Brasília, integrando a comitiva da Associação Brasileira de Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM).

A audiência com o ministro Aldo Rebelo foi realizada na sala de reuniões do MCTI, na parte da manhã e contou com a presença do deputado federal pelo Paraná, Sandro Alex (PPS), do vice-presidente da ABRUEM, professor Aldo Bona, e de reitores e representantes de 18 universidades estaduais e municipais.

O vice-presidente da ABRUEM convidou o ministro para participar do 56º Fórum Nacional de Reitores da ABRUEM, que será realizado no período de 27 a 30 de maio, no Rio de Janeiro, para proferir a conferência de abertura do evento. O ministro agradeceu o convite e respondeu que irá realizar esforços para participar do evento.

Em seguida, o professor Aldo questionou o ministrou sobre a editais do MCTI que excluem as universidades estaduais e municipais e solicitou que essa política seja revista pelo Ministério, em virtude de as universidades estaduais e municipais contribuírem com cerca de 40% da produção científica nacional e que as fundações de amparo à pesquisa (FAPs) estaduais não operam na mesma lógica de exclusão, permitindo igualmente a participação das instituições federais.

O vice-presidente da ABRUEM também contestou as exigências de contrapartidas para as universidades estaduais e municipais, especialmente nos editais Fundo de Infraestrtura (CTINFRA), da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), vinculada ao MCTI. O ministro se mostrou sensível à questão e informou que irá verificar qual a justificativa para essa postura do MCTI e compromete-se a reavaliar essa posição.

O reitor da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN), professor Pedro Fernandes, destacou a necessidade da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), organização social (OS) vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), para atender igualmente as universidades estaduais e municipais.

Essa demanda foi reforçada em seguida por vários reitores presentes. O ministro solicitou esclarecimentos à sua assessoria e informou que irá retornar à ABRUEM uma resposta à essa demanda.

Encerrando a audiência, o ministro Aldo Rabelo salientou que não tinha conhecimento dessas demandas e que iria verificar todas elas e retornar respostas à ABRUEM.Ele agradeceu a presença de todos e falou de seu apreço pelas universidades estaduais e municipais, reconheceu seu papel social, especialmente na interiorização da educação superior.

A comitiva da ABRUEM foi unânime considerar como extremamente positiva a audiência, pois permitiu a apresentação da entidade e das demandas, que eram desconhecidas pelo ministro. O professor Aldo informou que irá agendar audiência semelhante com o ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro.

UECE presente na reunião da ABRUEM