Uece participa da Imagine Cup 2017

14 de março de 2017 - 14:27 #

Fortaleza foi escolhida oficialmente a cidade sede do evento

Em reunião, na manhã do último dia 8 de março, na reitoria da Universidade Estadual do Ceará (Uece), presidida pelo reitor Jackson Sampaio, que o gerente de Programas Acadêmicos e de startups da Microsoft, Rodrigo Dias, falou “É uma alegria para nós e um grande prazer trazer o evento Imagine Cup 2017, para Fortaleza”, disse o gerente.

Conhecido como a “copa do mundo da Tecnologia, o evento da multinacional da Microsoft terá etapa nacional que será realizada na capital cearense no período de 15 a 18 de maio”.

Fortaleza concorreu com as cidades de São Paulo/SP, Salvador/BA e Joinville/SC. “A ideia de trazer a Imagine Cup para a capital cearense nasceu de uma reunião com o secretário Inácio Arruda há cerca de um ano”, revelou o gerente da Microsoft.

O titular da Secitece, Inácio Arruda, vê a realização do evento como oportunidade de descoberta de novos talentos. “Somos ainda grandes compradores de tecnologia, mas, quem sabe, podem nascer no Ceará algumas Microsofts? Temos que ter essa ousadia! Temos que tocar esse barco com muita energia e envolvimento da cadeia de C&T cearense. Vai ser um ótimo evento: a Microsoft ganha e nós também, então vamos ganhar.

alt

Na ocasião, o reitor Jackson Sampaio fez um relato dos 42 anos de fundação da Uece, como a universidade cresceu nesses anos. Nos primeiros 20 anos, consolidamos o ensino superior, por meio da interiorização e da formação de professores. Sem prejuízo destas marcas inaugurais, nos 20 anos seguintes, avançamos para a extensão, a pesquisa científica e a pós-graduação. Agora, a Uece ensaia seus caminhos para a pesquisa, aplicada, a inovação tecnológica, a proteção intelectual e as aticulações empreendedoras com o Estado e a Sociedade.

Durante o encontro, o gerente da Microsoft explicou que a ideia do evento é transformar projetos em startups. Para participar, o estudante tem até o dia 10 de abril para se inscrever e enviar seu projeto. Todas as orientações estão no site http://aka.ms/imaginecupbr2017.

alt

O trabalho deve ter foco em Cloud Computing (computação em nuvem) e os estudantes poderão formar times de até três membros, juntamente com um mentor (um professor), que ajudará na execução do projeto.

A competição envolve estudantes de todo o mundo, com idade a partir de 16 anos. Em grupos, eles utilizam criatividade, paixão e conhecimento em tecnologia para desenvolver aplicativos, jogos e soluções. Na última edição, a Imagine Cup reuniu 1,7 mil competidores representados por 245 equipes. Cerca de 60% dos projetos finalistas da competição tornam-se startups logo no primeiro ano.

alt

A final nacional da Imagine Cup, reunirá 15 finalistas para, entre estes, serem escolhidos os dois melhores projetos que representarão o Brasil na final mundial, no mês de Julho, em Seattle, nos Estados Unidos. O selecionado como primeiro colocado ainda terá o projeto, futura startup, acelerado pela Microsoft.

Participaram da reunião além do reitor, Jackson Sampaio, o vice-reitor, Hidelbrando Soares, os pró-reitores de Graduação (PROGRAD), Jerffeson Teixeira de Souza, de Extensão (PROEX), Fernando Roberto Silva, a chefe de gabinete, Fátima Leitão, a diretora do Centro de Educação (CED), Josete Castelo Branco Sales, o diretor do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT), Luciano Moura Cavalcante, o coordenador do Mestrado Profissional de Ciências da Computação, Marcos Negreiros, a coordenadora do curso de Graduação de Ciências da Computação, Ana Luiza Bessa, a diretora do Departamento de Informática (DI), Wilda Fernandes, o analista de Suporte do DI, Thiago Everton dos Santos, e representando a Incubadora da Uece (IncubaUece), Raul Cavalcante. Participou ainda do encontro, o diretor regional da Microsoft, engenheiro Jamil Lopes.