UECE parte na frente com Grupo de Estudos Chineses

15 de julho de 2014 - 19:56 #

Com oferta de Curso de Chinês Mandarim desde 2011

A Universidade Estadual do Ceará (UECE) através do Laboratório de Estudos e Pesquisas Orientais (LEPO) vem oferecendo desde 2011 um Curso de Chinês Mandarim aberto a toda a comunidade universitária e ao público em geral.

Agora, no momento em que o estado sedia a VI Reunião de Cúpula do BRICS, com a presença do presidente chinês Xi Jinping entre outros chefes de Estado e a apresentação da Orquestra Sinfônica da China, nos orgulhamos dessa iniciativa pioneira.

Nosso primeiro professor convidado de chinês foi o poliglota e psicólogo Leandro Moreira que atualmente faz curso de chinês avançado para estrangeiros na Xi’na Jiaotong University, na China, desde fevereiro de 2013. O Prof. Leandro encontra-se de férias em Fortaleza e acompanha a reunião do BRICS.  Além do Prof. Leandro, nosso curso de mandarim conta ainda com o professor chinês convidado Chen Zhenyu, graduado pela Universidade de Jiangnam (China) e o Prof. Iury Paz.  Este, graduando concludente do Curso de Letras da UECE, também esteve recentemente na China, por onde ficou por quase um ano.

Além do Curso de Chinês Mandarim o LEPO conta ainda com um Grupo de Estudos Chineses, que vem se reunindo quinzenalmente no campus de Fátima. Esse Grupo é coordenado pelo prof. Ms. Saulo de Azevedo do Curso de Ciências Sociais.

O Laboratório de Estudos e Pesquisas Orientais da Uece – LEPO é agregado ao Centro de Humanidades e além desse Grupo vem trabalhando com outros, como o GEN – Grupo de Estudos Nipônicos, coordenado pela professora nissei Dra. Laura Tey Iwakami (Curso de Letras) e o Grupo de Estudos Budistas – SANGHA, coordenado pelo professor orientalista e sinólogo Antonio Guerra (Curso de História) que também coordena o LEPO.

Informações: https://www.facebook.com/lepouece?ref_type=bookmark ou 3101.2030 (Thaís – CH) e 9676.3407 (Sara – Serviço Social)