UECE Outorgou Título de Doutor Honoris Causa à Ruy Moreira e Rémy Riand

10 de agosto de 2016 - 13:35 #

Tarde noite memorável foi assim a solenidade de Outorga de Titulo de Doutor Honoris Causa que a Universidade Estadual do Ceará (Uece) concedeu aos Professores Doutores Ruy Moreira, da Universidade Federal Fluminense (UFF), e Rémy Joseph Julien Riand, das Universidades de Tours (França), Poitiers (França) e Oldenburg (Alemanha), no último dia 03 de agosto, no Auditório da Reitoria, campus Itaperi.  A cerimônia de outorga foi presidida pelo reitor da UECE, professor doutor Jackson Sampaio.

alt

Coube ao ex-reitor, Francisco de Assis Araripe; ao vice-reitor, Hidelbrando Soares; e aos professores Fábio Perdigão e Luiz Cruz Lima conduzirem os homenageados ao local da cerimônia, recebido, na ocasião, pelo reitor, Jackson Sampaio e as demais autoridades que compunham a mesa.

alt

Em sua fala, o reitor Jackson Sampaio, ressaltou estamos aqui, neste momento de festa, construindo uma história, o do protagonismo da UECE, honra-me liderar o reitorado da universidade neste momento, portanto é com muito orgulho que acolho todos os presentes e os mais novos doutores desta casa afirmou o reitor.

alt

As propostas de concessão dos títulos honoríficos aos pesquisadores foram feitas pelos professores Luiz Cruz Lima e Fábio Perdigão Vasconcelos, em maio 2016, e aprovadas por unanimidade pelo Conselho Universitário (CONSU), em reunião distinta.

De acordo com as Resoluções de números 1236 e 1237 do CONSU, de 16 de maio de 2016, a outorga dos títulos aos professores foi decidida por suas dedicações, em várias décadas, ao Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGe) da UECE, aplicando inteligência e capacidade de produzir conhecimento, inclusive apoiando grandes programas de convivência com o semi-árido.

alt

Ruy Moreira possui graduação em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ-1970), mestrado em Geografia pela (UFRJ-1984) e doutorado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (USP-1994). Professor aposentado pelo Departamento de Geografia da Universidade Federal Fluminense (UFF), é atualmente professor permanente do curso de pós-graduação (mestrado e doutorado) da UFF e professor-visitante do curso de graduação e professor permanente do curso de pós-graduação (mestrado) em Geografia da UFF-UERJ. Tem publicações e orientação, concentradas no entrelace da teoria, método, epistemologia e ontologia da Geografia e realidade geográfica concreta da sociedade brasileira, combinando teoria geral da Geografia e teoria geográfica geral do Brasil.

alt

No Brasil, o Professor Rémy Riand atuou decisivamente para o sucesso de vários experimentos no campo da sociologia, sendo destaque sua participação no Projeto Pingo dAgua, desenvolvido no município de Quixeramobim, em parceria UECE/Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Ceará FUNCAP, no Projeto de Irrigação do DNOCS no município de Morada Nova, Ceará; no Projeto Colonização do Nordeste COLONE, no Estado do Maranhão; e no Projeto de construção de uma Barragem em Caridade, Ceará; deste modo contribuindo nas últimas quatro décadas para mudanças sociais no meio rural do Nordeste.

alt

A brilhante apresentação musical ficou a cargo do Grupo de Choro da UECE.

Após a solenidade da concessão dos títulos, o pesquisador francês Rémy Riand lançou o livro Caminhos da Liberdade, traduzido pelos professores Fabio Perdigão Vasconcelos, da UECE, e Sandra Maria Maia Vasconcelos, da UFC. O exemplar consta de 440 páginas e foi editado pela EdUECE.

alt

A solenidade contou ainda com a presença do prefeito de Quixeramobim, Cirilo Pimenta; do coordenador de célula de Educação Superior da Secitece, B.C. Neto; do pró-reitor de Graduação, Jerffeson Teixeira de Souza; do pró-reitor de Extensão, Fernando Roberto Ferreira Silva; do pró-reitor de Administração, Carlos Heitor Sales Lima; da chefe de gabinete, Fátima Leitão; de representante da UFC, André Haguette; dos professores Josênio Parente, Diatahy Bezerra de Menezes, demais professores, servidores e estudantes.

Fotografias: Chico Gomes