Uece organiza Fórum de Pró-Reitores da Região Nordeste

23 de setembro de 2015 - 19:30

alt

A Universidade Estadual do Ceará (Uece), em parceria com as Universidades Estadual Regional do Cariri (Urca), Estadual Vale do Acaraú (Uva), da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), Federal do Cariri (UFCA) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), realizará, nos dias 24 e 25 de setembro, no Hotel Oásis Atlântico Imperial, em Fortaleza-CE, a II Reunião Anual do Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação da Região Nordeste (FOPROP/NE), que terá como tema “Avaliação, Interdisciplinaridade e Gestão na Pós-Graduação e Pesquisa no Nordeste”.

O objetivo é debater questões estratégicas para o desenvolvimento da pesquisa e da pós-graduação na região, gerar discussões sobre o formato atual da pesquisa e pós-graduação na região e o avanço esperado nacionalmente, bem como promover a integração, a troca de informações entre os pró-reitores e os outros participantes.

“No momento em que se configuram grandes desafios para a pós-graduação nacional, por conta de expressivos cortes orçamentários, a II Reunião Anual do FOPROP Nordeste discutirá o processo de avaliação dos nossos cursos e programas, as práticas de institucionalização da interdisciplinaridade e servirá de espaço para compartilhamento de experiências de sucesso da gestão da pós-graduação e da pesquisa, dentro desse contexto”, explica o pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa da Uece, professor Jerffeson Teixeira de Souza.

Na programação, apresentação cultural, debates, conferências e mesas-redondas. O pró-reitor da Uece fará parte da mesa cujo tema será “Experiências de Sucesso na Gestão da Pesquisa e da Pós-Graduação”.  O coordenador do Mestrado Profissional em Planejamento e Políticas Públicas da Uece, professor Horário Frota, estará presente na mesa-redonda sobre “Pós-Graduação no Nordeste: O Desafio da Redução das Assimetrias de Qualidade”.