Uece oferece curso sobre políticas afirmativas e efetivação das cotas étnico-raciais

31 de maio de 2021 - 12:30 # # # # #

Atualização (07/06/21): Inscrições encerradas devido a grande procura. Obrigada a todos que se inscreveram e em breve será realizada uma segunda turma.

O Núcleo de Acompanhamento da Política de Cotas Étnico-raciais da Universidade Estadual do Ceará (NUAPCR/Uece) oferece o curso Políticas afirmativas e a efetivação das cotas étnico-raciais: o papel das comissões de heteroidentificação. As inscrições devem ser realizadas no período de 1º à 15 de junho, pela internet. Podem participar servidores docentes, técnico-administrativos e estudantes da Uece, bem como membros da sociedade ligados aos movimentos sociais com atuação relacionada à temática.

A implementação desse curso nasce como resposta à demanda da Resolução nº 1657/Consu, de 1º de abril de 2021, que instituiu as instâncias e os procedimentos de heteroidentificação no âmbito da Fundação Universidade Estadual do Ceará e criou o NUAPCR/Uece. A Resolução representou um grande avanço na democratização do acesso à universidade pública por meio das cotas étnico-raciais. Entre outras disposições, ela regulamenta a criação das comissões de heteroidentificação e os critérios que seus membros devem atender, dentre os quais comprovada expertise sobre a temática.

O curso representa um marco fundamental para efetivação da garantia de acesso às cotas étnico-raciais para estudantes que, de fato, têm direito. Seu objetivo principal é a formação dos membros da Uece que venham a compor as comissões de Heteroidentificação da instituição (CHET).

Os encontros virtuais acontecerão no período de 22 de junho até 22 de julho, com a seguinte programação:

I – Questão Racial no Brasil – Colonialidade, escravidão moderna, abolição da escravatura, mestiçagem, democracia racial, Branquitude, racismo estrutural. (racismo de marca)
Carga-Horária: 8 horas em 2 turnos síncronos.
Mediadora: Profa. Zelma Madeira
Data/horário dos encontros síncronos: 22 e 24 de junho de 14h as 17h

II – Movimentos sociais antirracistas – organizações sociais negras no Brasil e no Ceará.
Carga-Horária: 4 horas
Mediador: Prof. Arilson Gomes
Data/ horário do encontro síncrono: 01 de julho de 14h as 17h

III – Políticas públicas no enfrentamento ao racismo estrutural
3.1- Políticas públicas universais
3.2-Políticas específicas para promoção da igualdade racial – repressiva – valorativa e afirmativas –
3.3- Políticas afirmativas para acesso à educação superior – cotas raciais na realidade brasileira e cearense
3.4- Fraudes e formas de superação
Carga-Horária: 8 horas síncronas + 2 assíncronas
Mediadoras (as): Prof. Arilson Gomes, Profas. Vera Rodrigues, Mônica Cavaignac e Jaqueline Rabelo
Data/ horário dos encontros síncronos: 08 e 15 de julho de 14h as 17h

IV – Metodologia do procedimento das Bancas de heteroidentificação
Carga-Horária: 8 horas
Mediadoras: Daiane Daine e Zelma Madeira
Data/ horário do encontro síncrono: 20 e 22 de julho de 14h as 17h

Clique aqui para realizar inscrição. As vagas são limitadas.

Mais informações: heteroidentificacao@uece.br