Uece ocupa 1º lugar em etapa regional da Maratona de Programação

11 de setembro de 2017 - 13:27

O Grupo de Maratona de Programação da Universidade Estadual do Ceará (Uece) participa de mais uma edição da Maratona de Programação e fica em 1º lugar na etapa regional, garantindo vaga na 2ª fase da competição.

alt

A Maratona consiste em três fases: regional, nacional e mundial. A 1ª fase aconteceu no último dia 9, e nessa etapa a Uece foi representada por cinco equipes que competiram com outros 16 grupos de instituições como as Universidades Federal do Ceará (UFC) e de Fortaleza (Unifor) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFCE).

alt

Nessa etapa, a Uece ocupou o 1º e o 5º lugar. A equipe vencedora, chamada ‘VDC’ se destacou também no placar nacional, obtendo a 35ª posição dentre as mais de 800 equipes do Brasil. A equipe é formada pelos alunos do curso de Ciência da Computação, Filipe Herculano Rocha, João Vítor Martins de Oliveira e Lamartine Cabral de Oliveira Neto. O coach da equipe é o professor Leonardo Rocha, também coordenador do grupo de estudos da maratona da Uece.

“A equipe VDC foi exemplo de determinação, garra e superação, pois um de seus membros, Lamartine Cabral de Oliveira Neto, havia se submetido recentemente a uma cirurgia de remoção de apêndice e, com muito sacrifício, conseguiu se fazer presente, sendo fundamental para a vitória”, ressaltou Leonardo.

A equipe da Uece será a única a representar a sede na etapa nacional, que irá ocorrer em Foz do Iguaçu, nos dias 10 e 11 de novembro de 2017.

Ainda de acordo com o professor Leonardo Rocha, o resultado é fruto dos esforços dos nossos alunos e do grupo da maratona de programação, que conta com o apoio da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da Uece, que ofertou dez bolsas para competições acadêmicas PCA/Uece.

Com o excelente resultado obtido, a Uece tem chance de repetir o feito de 2009, quando conseguiu uma vaga para a etapa mundial da maratona e representou o Brasil internacionalmente.