UECE na assinatura do termo de cooperação que cria unidade Fiocruz em Fortaleza

4 de novembro de 2009 - 16:00 #

O Governador Cid Gomes e o presidente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Paulo Gadelha, assinam o termo de cooperação para implementação da futura unidade da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em Fortaleza. Com a presença do ministro da Saúde, José Gomes Temporão, solenidade será às 14h30min dessa quinta-feira (5/11), no auditório do Palácio Iracema. A Universidade Estadual do Ceará (UECE), uma das Instituições de Ensino Superior a ser beneficiada, estará representada na cerimônia pelo Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa, prof. Jackson Coelho Sampaio.

A unidade da Fiocruz no Ceará será sediada no município do Eusébio, na Região Metropolitana de Fortaleza, às margens da Lagoa da Precabura. A área destinada à Fundação Oswaldo Cruz terá um total de 50,9 hectares e abrigará também o pólo industrial de biotecnologia, que receberá indústrias de medicamentos e de equipamentos de saúde. A Fundação estará voltada também para as questões do conhecimento científico, inclusive já está acertado a sua atuação na área da saúde da família, com a oferta de cursos de mestrado e doutorado.

A Fiocruz vai acertar com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) a ampliação do atual doutorado em Saúde Coletiva mantido em associação pelas universidades Estadual e Federal do Ceará, com a admissão da própria Fundação e da Universidade de Fortaleza como novos sócios e o aumento de 20 para 40 vagas.

A Fiocruz, que é vinculada ao Ministério da Saúde e também a mais destacada instituição de ciência e tecnologia em saúde da América Latina, tem como finalidade gerar e difundir conhecimento científico e tecnológico e ser agente de cidadania.