UECE mais uma vez ganha o Prêmio Capes de Teses em Medicina Veterinária

2 de junho de 2009 - 15:39 #

Das 487 teses em 44 áreas do conhecimento inscritas na terceira edição do Prêmio Capes de Teses/ 2008, promovido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), a professora doutora cearense Maria Helena Tavares de Matos teve a sua tese classificada como a melhor da área de Medicina Veterinária. O resultado foi divulgado na última sexta-feira. A solenidade de entrega dos prêmios, segundo a coordenação da CAPES, está prevista para o dia 10 de julho próximo, em Brasília, quando também serão comemorados os 58 anos da CAPES.

A professora Maria Helena Tavares é médica veterinária graduada pela Faculdade de Medicina Veterinária (FAVET) da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e fez o seu curso de doutorado na FAVET, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias (PPGCV). A tese da profa. Maria Helena é intitulada “Cultivo in vitro de folículos pré-antrais caprinos utilizando Ácido 3 – Indol-Acético (IAA), Fator de Crescimento Fibroblástico-2 (FGF-2) e Hormônio Folículo Estimulante (FSH)”.

O anúncio do prêmio foi dado durante reunião do PPGCV, realizada mensalmente pelo coordenador do programa, prof. Marcos Fábio Gadelha, da qual participam professores e alunos que fazem parte do programa. Os colegas da profa. Helena festejaram o acontecimento e, na ocasião, foi lida pelo prof. Fábio uma correspondência enviada pela profa. Helena Tavares. No texto, agradece a todos os integrantes do PPGCV pelo apoio que lhe foi dado e com quem pode contar para a excelência de seu trabalho.

Nessa terceira edição foram selecionadas teses de 38 áreas para avaliação pela comissão de premiação. Do total de teses inscritas, a região sudeste teve 388, a Sul 65, Centro-Oeste 17, Nordeste 16, e a região norte, apenas uma. A tese da professora Maria Helena, que foi orientada pelo prof. Dr. José Ricardo Figueiredo, foi a única premiada fora do Sul e Sudeste.

Segundo o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias (PPGCV) da UECE, prof. Dr. Marcos Fábio Gadelha, essa é a segunda vez que o PPGCV/FAVET/UECE é distinguido, pois no ano de 2006 foi premiada a tese de autoria do médico veterinário Alexandre Rodrigues da Silva, orientado pela Profa. Dra. Lúcia Daniel Machado da Silva.