Uece mais uma vez entre as melhores universidades jovens do mundo

25 de junho de 2020 - 15:15 # # # #

Aos 45 anos, a Universidade Estadual do Ceará (Uece) é apontada novamente como uma das melhores universidades jovens pelo Young University Rankings, organizado pela Times Higher Education (THE). O ranking seleciona as melhores universidades do mundo com até 50 anos de fundação.

Na nova edição divulgada nesta quarta-feira (24/06), foram listadas 414 universidades de 66 territórios na Europa, Ásia, Oceania, América do Norte, América Latina e África. Dessas, somente 10 são brasileiras, sendo a Uece e a Universidade de Santa Cruz-BA, as únicas representantes estaduais do Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

Para o procurador educacional da Uece, professor Jerffeson Souza, “a Times Higher Education mais uma vez reconhece a qualidade do trabalho desenvolvido na Uece, como uma das melhores universidades jovens do mundo. Trata-se de mais uma conquista que deve orgulhar a todos nós que fazemos essa instituição”.

O Young University Rankings é baseado nos mesmos 13 indicadores de desempenho que o carro-chefe THE World University Rankings, mas as ponderações são recalibradas para refletir o perfil das missões das jovens universidades. Esses indicadores são agrupados em:

Ensino – pesquisa de reputação; proporção pessoal/estudante; taxa de doutorado para bacharel; proporção de doutorados concedidos a acadêmicos; e renda institucional;

Pesquisa – pesquisa de reputação; renda de pesquisa; e produtividade da pesquisa;

Citações – o papel das universidades na disseminação de novos conhecimentos e ideias;

Perspectiva internacional – proporção entre estudantes internacionais e domésticos; relação entre trabalhadores internacionais e domésticos; e colaboração internacional; e

Fomento da indústria – capacidade de realizar parcerias com a indústria por meio de inovações, invenções e consultoria.

Clique aqui para ver o ranking completo.