UECE mais uma vez é destaque na Maratona de Programação

18 de novembro de 2016 - 18:58 #

A Universidade Estadual do Ceará (UECE) se classificou na 25ª posição dentre as 58 equipes participantes da maratona de programação http://maratona.ime.usp.br/ na final brasileira do evento, que aconteceu no ultimo dia 12 de novembro, em Belo Horizonte. A equipe da UECE foi selecionada dentre as melhores de cada região do país.

A equipe classificada se chama ‘Pokecode Go’  é formada pelos alunos do curso de Ciências da Computação Alisson Soares, João Vítor de Oliveira e Paulo Henrique Dutra. Os coachs das equipes foram os Profs. Evilásio Façanha e Leonardo Rocha, tendo o primeiro comparecido ao evento.

Segundo o coordenador do grupo da Maratona, professor Leonardo Rocha, o resultado deste ano fortalece ainda mais o histórico da UECE no evento. A UECE já participa desde 2004, tendo ficado de fora da etapa nacional apenas duas vezes, e já foi classificada para a mundial em 2010. A experiência em si e a troca com maratonistas e coaches de todo o país já deve trazer frutos, uma vez que novas idéias serão implementadas no grupo de estudos, visando a classificação no mundial da competição em 2018.

Além do mérito da equipe e treinadores, foi fundamental o apoio recebido da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da UECE. A PROPGPq oferta as bolsas  do Programa de Competições Acadêmicas (PCA), que possibilitaram aos maratonistas se dedicarem ao evento durante todo ano.

Saiba mais

A Maratona de Programação é um evento da Sociedade Brasileira de Computação que existe desde o ano de1996. AMaratona nasceu das competições regionais classificatórias para as finais mundiais do concurso de programação da ACM, o ACM International Collegiate Programming Contest, e é parte da regional sulamericana do concurso. Neste ano ocorre a 20a. edição da Maratona.

Ela se destina a alunos de cursos de graduação e início de pós-graduação na área de Computação e afins (Ciência da Computação, Engenharia de Computação, Sistemas de Informação, Matemática, etc). A competição promove nos alunos a criatividade, a capacidade de trabalho em equipe, a busca de novas soluções de software e a habilidade de resolver problemas sob pressão. De ano para ano temos observado que as instituições e principalmente as grandes empresas da área têm valorizado os alunos que participam da Maratona.