Uece lança Protocolo de Prevenção e Controle da Covid-19

28 de setembro de 2020 - 14:16 # # #

A Universidade Estadual do Ceará (Uece) divulga o seu Protocolo de Prevenção e Controle da Covid-19 no Retorno às Atividades Universitárias Presenciais.

O documento foi desenvolvido pelo Grupo de Trabalho de Enfrentamento à Pandemia de Covid-19 no âmbito da Uece e lançado pela EdUECE.

O Protocolo é destinado às rotinas internas de biossegurança de todas as unidades da Uece e suas orientações devem ser rigorosamente seguidas pela comunidade acadêmica.

De acordo com a coordenadora do GT e docente do curso de Enfermagem, professora Lúcia Duarte, “a apresentação do Protocolo tem como objetivo desencadear o processo de preparação da Uece para o retorno das atividades presenciais, tendo em vista a complexidade dos ajustes que são necessários para garantir um retorno seguro”.

O GT, responsável pela elaboração do Protocolo, é formado por professores da Uece, médicos, enfermeiras, médica veterinária (epidemiólogos, virologistas e infectologistas), além de um físico. O documento teve como base as determinações de segurança e higiene da Organização Mundial da Saúde e Ministério da Saúde.

Os EPIs citados no Protocolo serão adquiridos por meio da adesão da Uece a duas Atas de Registro de Preço (ARP) de iniciativa do Governo estadual, ambas em fase de conclusão. No entanto, a reitora Josete Castelo Branco ressalta a importância de seguir as recomendações desde já, durante o retorno parcial das atividades administrativas da Universidade.

“De posse do Protocolo e assegurados os EPIs, a Universidade poderá avançar em atividades que, mesmo em período de isolamento social, exigiu e continua a exigir a presencialidade, a exemplo do Hospital Veterinário e das pesquisas em laboratório. Contando com estes dois pilares poderemos ampliar os setores, turnos e equipes para a realização das atividades de manutenção e conservação patrimonial, administrativas e de gestão pedagógica, retomando de forma gradual e segura nosso ritmo habitual de trabalho, de atendimento ao público e de produção de conhecimento ”, finaliza a gestora da Uece.