Uece lança Portfólio de Tecnologias

20 de dezembro de 2021 - 10:15 # # # #

Com 3 patentes Modelo de Utilidades, 79 patentes Invenção, 34 softwares e 5 Marcas, UECE lança seu portfólio de tecnologias

Em cerimônia realizada no Salão Nobre dos Conselhos Superiores, a Universidade Estadual do Ceará (Uece) lançou, na última sexta-feira (17/12), o Portfólio de Tecnologias da Universidade. A publicação abrange o período de 2007 a 2021 e tem o objetivo de apresentar a produção intelectual para o ecossistema de inovação cearense, e dar mais visibilidade para o trabalho desenvolvido pelos pesquisadores.

Para o reitor da Uece, professor Hidelbrando Soares, os resultados apresentados são frutos de um movimento da universidade para transformar o conhecimento acadêmico em produtos e serviços para benefício da sociedade. “Em média, são 10 produtos de tecnologias produzidos pela Uece, por ano. Isso mostra o potencial da universidade na área da pesquisa e da inovação e consolida a Uece como universidade produtora de conhecimento”, pontuou.

Organizado pelo Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), responsável pela institucionalização da gestão da propriedade intelectual da Uece, em parceria com a Incubadora da Uece (Incubauece), o portfólio contabiliza 3 patentes Modelo de Utilidades, 79 patentes Invenção, 34 Programas de Computadores (softwares) e 5 Marcas.

O Cientista Chefe e professor de inovação Samuel Façanha, proferiu breve conferência sobre o portfólio, apresentando conceitualmente o tema inovação, como ela pode ser produzida e aplicada em bens de consumo, assim como em serviços públicos. “A Uece possui uma diversidade de produção de conhecimento que pode levar valor para a sociedade, sendo inovação todo conhecimento ligado a produção de bens que traz valor para a sociedade”.

O secretário da Secitece, Inácio Arruda, participou da cerimônia onde recebeu, das mãos do magnífico reitor, Hidelbrando Soares, um exemplar da publicação. Para Inácio, é preciso atrair as empresas e aumentar o aporte de recursos para o desenvolvimento de tecnologias. “Temos os maiores especialistas aqui dentro e as empresas podem dar uma grande contribuição, investindo nas pesquisas que buscam soluções para os problemas do setor produtivo do estado”, ressaltou o titular da Secitece.

A solenidade, que ocorreu em formato híbrido, isto é, presencial e virtual, está disponível no Canal UeceOficial e contou, também, com a presença de representantes da Unilab, IFCE, Fiec, Sesi, Nutec, Escola de Saúde Pública, entre outras instituições do setor de inovação do Estado.

Acesse portfólio de tecnologias da Uece.