Uece lança o primeiro Núcleo Interdisciplinar de Estudos em Pragmática do Ceará

10 de março de 2011 - 15:33 #

O Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Universidade Estadual do Ceará (POSLA) lança, nesta terça-feira (15/03), o primeiro Núcleo Interdisciplinar de Estudos em Pragmática, do Ceará, durante a aula inaugural do Mestrado em Linguística Aplicada 2011. A solenidade de abertura está agenda para as 16h, no auditório do Centro de Humanidades da Uece, com a palestra da professora Joana Plaza, da Universidade Federal de Goiás (UFG), sobre o tema “Além da Língua: estudos críticos em Linguística”. Em seguida, o professor Kanavilil Rajagopalan, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), fala sobre a “Nova Pragmática”.

De acordo com a coordenadora do POSLA, professora Claudiana Nogueira Alencar, o Núcleo é o primeiro centro de estudos em Pragmática do Ceará e tem como objetivo projetar e ampliar as pesquisas que vêm sendo realizadas, no POSLA, sobre pragmática cultural. Trata-se de um ramo da lingüística que estuda a linguagem no contexto de seu uso cotidiano. Portanto, é uma perspectiva de estudo comprometida com a intervenção social e as questões culturais do nosso tempo, uma vez que as formas de violência, as desigualdades, a exclusão social, o racismo cultural são questões que também dizem respeito à linguagem. O núcleo pretende agregar membros docentes e discentes de vários Centros e faculdades da UECE e de outras universidades brasileiras e estrangeiras. A professora também afirma que são poucos os centros de estudo em Pragmática no Brasil. Daí a importância da ação no Estado do Ceará.

Serviço:
Lançamento do Núcleo Interdisciplinar de Estudos em Pragmática do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da UECE
Local: Auditório do Centro de Humanidades da UECE
Palestras:
Profa. Dra. Joana Plaza Pinto (UFG)
Tema: “Além da Língua: estudos críticos em Linguística” (Aula inaugural do Mestrado em Linguística Aplicada)

Prof. Dr. Kanavilil Rajagopalan (UNICAMP)
 Tema: “A Nova Pragmática”

Contato: Coordenadora do POSLA, profa. Claudiana Nogueira Alencar (85) 8541-6071/ CH POSLA (85) 3101-2032