UECE lança o 1º Observatório de Violência contra Mulher no Brasil

21 de junho de 2010 - 16:51

O Grupo de Pesquisa Gênero, Família e Geração nas Políticas Públicas Sociais da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e o Conselho Cearense dos Direitos da Mulher lançam o primeiro Observatório de Violência Contra a Mulher – Observem no Brasil. O evento acontece nesta quarta-feira, dia 23 de junho, às 9h, no Auditório Paulo Petrola, no Campus do Itaperi, será presidido pelo Reitor da UECE, Professor Assis Araripe. Fazendo parte da programação do lançamento do Observem, acontecerá o Seminário com o tema “Monitoramento e Prevenindo a Violência contra Mulher” com a palestra da Gerente de Projetos da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, do Governo Federal, Taís Cerqueira.

Mesa Redonda – Monitorando e prevenindo a Violência contra a Mulher; Delegacia de Defesa da Mulher; Juizado da Mulher; Fórum Cearense de Mulheres; Defensoria Pública; Conselho Cearense dos Direitos da Mulher.

Taís Cerqueira anunciou em audiência pública, que aconteceu na Assembléia Legislativa do Estado de Rondônia, no final do mês maio, o compromisso do presidente Luís Inácio Lula da Silva em aprovar o Projeto de Lei que dispõe sobre a criação do Ministério das Mulheres. “Com um ministério voltado especialmente para criação de políticas de proteção e garantia dos direitos das mulheres nós teremos muito mais segurança de cobrar o cumprimento deles”, afirma Taís Cerqueira.

Segundo levantamento dos registros, 91% mulheres agredidas moram em zonas urbanas e 45% dependem financeiramente dos agressores. “Isso desmistifica a velha história de que as mulheres que sofrem violência geralmente são dependentes dos companheiros por isso suportam as agressões por algum tempo até encontrar forças para denunciar”, enfatiza Taís Cerqueira.

A Secretaria Especial trabalha embasada pela Convenção de Belém do Pará, desde 1994, que defende a mulher contra a violência física, doméstica, moral, sexual, patrimonial, psicológica, institucional, assédio sexual e ao tráfico de mulheres, com dimensão da política de prevenção, assistência, combate, garantia de direitos, rede de atendimento em conjunto com as parcerias de diversos ministérios, visando segurança, saúde e assistência social. Judicialmente, já são 15 defensorias especializadas espalhadas pelo país, 131 Centros de Referência e 63 varas adaptadas.

Segundo a coordenadora do Observatório de Violência Contra Mulher – Observem da UECE, professora pesquisadora Maria Helena de Paula Frota estarão presentes autoridades nacionais e locais para um inesgotável debate sobre o monitoramento e a prevenção à violência contra a mulher.

O Observem conta com o apoio do Governo Federal, da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará, dos Mestrados Acadêmico e Profissional de Políticas Públicas e Sociedade da UECE, do Instituto de Estudos, Pesquisas e Projetos da UECE, e do Conselho Cearense dos Direitos da Mulher.