UECE já tem uma política de Propriedade Intelectual

15 de janeiro de 2010 - 15:20 #

A proposta de Política de Propriedade Intelectual (PI) para a Universidade Estadual do Ceará (UECE) teve a sua aprovação final, na manhã desta sexta-feira (15/01), por ocasião da reunião do Conselho Diretor (CD) da Fundação Universidade Estadual do Ceará (FUNECE). A proposta já havia sido aprovada na última reunião do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE)  e do Conselho Universitário (CONSU), realizada em dezembro de 2009. Na reunião de hoje do CD, o Pró-Reitor de Planejamento, Vladimir Spinelli, falou sobre a importância dessa aprovação e chamou atenção para o fato de que “somos a primeira instituição pública no Ceará a aprovar uma Política de PI e uma das primeiras do Nordeste”.

A proposta foi elaborada a partir de projeto da equipe da Pró-Reitoria de Planejamento (PROPLAN) / Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) e previamente discutida em outras instâncias da Universidade, especialmente por profissionais técnicos diretamente envolvidos em projetos passíveis de proteção intelectual.

Segundo o professor Vladimir Spinelli, a iniciativa tem como objetivo regulamentar a atribuição de direitos sobre criações intelectuais originadas total ou parcialmente na Instituição, inclusive no que se refere a possíveis ganhos econômicos.

Professores da UECE já estão discutindo junto à PROPLAN o encaminhamento de pedidos de patentes que poderão ultrapassar mais de 20 projetos, neste ano de 2010. Reforça Vladimir, que a aprovação da PI dará mais segurança à instituição, ao pesquisador e às empresas que tenham interesse em licenciar as tecnologias desenvolvidas, transformando-as, de fato, em Inovação.

Contato: prof. Vladimir Spinelli – Pró-Reitoria de Planejamento – 3101-9665 ou Aloma Pessoa – Núcleo de Inovação Tecnológica – 3101-9667