UECE investe R$ 1,1 milhão e reabre biblioteca central com 62 mil volumes

2 de julho de 2009 - 14:54 #

As novas instalações da Biblioteca Central, que possui 55 mil títulos e 62 mil volumes serão inauguradas às 10 horas desta sexta-feira, dia 3, pelo governador Cid Gomes, em solenidade que contará com as presenças do Secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, René Barreira, e do Reitor da Universidade Estadual do Ceará (UECE), professor Francisco de Assis Moura Araripe. Serão entregues na ocasião os equipamentos do Projeto de Tecnologia da Informação (TI).

Os 20 mil alunos de graduação e pós-graduação da UECE já estão sendo atendidos plenamente na Biblioteca Central do Campus do Itaperi, agora toda climatizada e após quase dois anos de reforma e ampliação, em que foi investido R$ 1,1 milhão (R$ 961 mil do Governo do Estado, via Secretaria da Ciência e Tecnologia, e R$ 141 mil do Governo Federal, via Ministério da Educação, Secretaria de Ensino Superior – Sesu).

A sua área passou de 1.525 metros quadrados para 1.958 metros quadrados, ganhando sala de multimeios, com capacidade para 35 pessoas (TV, DVD, retroprojetor, telão, etc), sala de treinamento de acesso ao portal de 17 mil periódicos da Capes (somente a UECE, UFC e CEFET têm acesso no Ceará a esse portal), com 14 poltronas individuais e seis microcomputadores. Os usuários dispõem também de 20 novos computadores de última geração, devendo chegar a 60 unidades.

Com a reforma, a Biblioteca teve acréscimo para expansão na aquisição de novas publicações, mesas de estudo, terminal de busca nas salas de acervo de livros, acervos de referência, teses, dissertações e monografias.
Além disso, foram inseridos novos ambientes, entre os quais, sala de exposição de publicações geradas pela comunidade de professores e alunos, em parceria com a Editora da UECE, (EDUECE) e por pesquisas criadas nos laboratórios da UECE; sala de levantamento bibliográfico onde serão oferecidos os treinamentos do portal de periódicos da CAPES; elevador e banheiro de acesso exclusivo para usuários especiais nos dois pavimentos, atendendo legislação pertinente.

Segundo informa a diretora Ângela Pinho de Barros, a Biblioteca reinicia suas atividades com atendimento de vários serviços como: um moderno laboratório de informática com computadores de última geração; setor de empréstimo de livros com média de atendimento de 500/dia; setor de monografias, dissertações e teses com assento para estudo no próprio local e com acervo de 7.609 periódicos dos cursos de graduação e 11.484 de pós-graduação (especialização, mestrado e doutorado).

Ângela de Barros informou ainda, que foi modernizado o setor de referência com assento para estudo no próprio local e com acervo de 1.615 títulos de periódicos impressos e acesso irrestrito ao portal de periódicos da CAPES com 12.766 títulos de periódicos; setor de levantamento bibliográfico, com computadores de acesso; acervo de obras raras do professor Djacir Menezes; sala de xérox; sala de estudo com 68 assentos. A Biblioteca Central contempla ainda acervo em braile e funciona nos três turnos.