Uece integra projeto selecionado mundialmente sobre Covid-19 e violência doméstica

30 de março de 2021 - 19:13 # # # # # # #

A Universidade Estadual do Ceará (Uece) integra o projeto “Entendendo os Impactos da Covid-19 sobre a Violência Doméstica no Brasil”, único das américas selecionado pela Sexual Violence Research Initiative (SVRI), maior rede mundial de pesquisa sobre violência contra mulheres, crianças e outras formas de violência decorrentes da desigualdade.

O trabalho tem como objetivo avaliar o impacto da pandemia de Covid-19 e as respostas associadas (incluindo medidas de saúde pública e transferência de renda condicional de emergência) sobre a violência doméstica e familiar contra mulheres e crianças no Brasil, além de buscar desenvolver diretrizes para um plano de retomada pós-covid.

Representada pelo coordenador do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPSAC), professor Antonio Rodrigues Ferreira Junior, a Uece faz parte da equipe de pesquisa liderada pelo professor da Universidade Federal do Ceará (UFC), professor José Raimundo de Araújo Carvalho Júnior. O projeto conta, ainda, com professores/pesquisadores do Instituto Maria da Penha (IMP), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (IPECE), da Universidade de Essex (Inglaterra) e da Universidade de Gotemburgo (Suécia).

Para o docente da Uece, membro da pesquisa, as parcerias entre diversas instituições e diferentes áreas, enriquecem o estudo. “É importante a junção de campos do conhecimento como a Saúde Coletiva e Economia, com foco em especificidades que envolvem a saúde das mulheres em tempos de pandemia, no intuito de reconhecer as complexas demandas oriundas no cotidiano atual, para a proposição de estratégias capazes de superar antigos desafios na área”, destaca Antonio Junior.

O professor e pesquisador destaca, ainda, o benefício dessas parcerias para a Uece. “A construção de parcerias com importantes instituições no mundo qualificam as pesquisas realizadas por docentes e discentes na Uece, com ampliação das oportunidades para melhora da formação e cumprimento do papel social da universidade de propiciar conhecimento e inovações aplicáveis nas políticas públicas.

O projeto “Entendendo os Impactos da Covid-19 sobre a Violência Doméstica no Brasil” foi um dos oito selecionados, entre 330 propostas oriundas da África, Ásia, Europa Oriental e América Latina e Caribe.

A pesquisa terá início no próximo dia 1º de junho, com mulheres que foram entrevistadas pouco antes da pandemia. Serão coletadas informações no Ceará, Pernambuco, Bahia, São Paulo, Rio Grande do Sul, Goiás e Pará. O projeto receberá um aporte financeiro de R$ 706 mil e está previsto para durar 18 meses.