UECE instala Campus Experimental em Pacoti

2 de março de 2010 - 15:35 #

PacotiA solenidade de inauguração do Campus Experimental de Educação Ambiental e Ecologia da UECE, no município serrano de Pacoti, a 130 km de Fortaleza, no último sábado (27/02), foi marcada por homenagens prestadas a seus vários parceiros. Presidido pelo Reitor da Universidade Estadual do Ceará, prof. Francisco de Assis Moura Araripe, o evento teve início com o descerramento das placas que inauguraram o empreendimento e a Biblioteca Desembargador Osmundo Pontes. Descerraram as placas o Reitor Assis Araripe, o presidente da Fundação Deusmar Queirós, a presidente da Sociedade Amigas do Livro – SAL Sra. Cybele Valente Pontes e filhos do Desembargador. Estavam presentes, na ocasião, o vice-reitor da UECE, Antônio de Oliveira Gomes Neto, a Pró-Reitora de Extensão, Celina Ellery, o prefeito de Pacoti, Rômulo Gomes, a Pesquisadora Institucional da UECE, profa. Socorro Osterne, o diretor do Centro de Educação, prof. Nelson Arruda, entre outros.

Ao convidar os presentes a proferirem um juramento ecológico de preservação da natureza, a coordenadora do novo Campus, profa. Lúcia Helena Fonseca Grangeiro deu início ao evento. Após o momento de reflexão, a solenidade de inauguração de mais uma unidade da UECE, no interior do Estado, prosseguiu sob a presidência do Reitor Assis Araripe. O Campus Experimental de Pacoti é vinculado à Pró-Reitoria de Extensão da UECE e vai trabalhar em prol do desenvolvimento da ciência no Maciço de Baturité. Impulsionar o conhecimento da região é um projeto da atual administração da UECE, que tem no Reitor Assis Araripe o seu maior incentivador, que volta, também, as suas atenções para a interiorização do ensino superior. Foi uma cerimônia de grande significado para a UECE e para a população do Maciço. Na abertura da solenidade foi lida a portaria de criação do Campus Experimental de Educação Ambiental e Ecologia da UECE.

A solenidade contou com a presença de todos os parceiros desse empreendimento, entre os quais o presidente da Construtora Marquise, José Carlos Pontes, que doou computadores para o Laboratório de Informática, a presidente da SAL, Cybele Pontes, que doou o acervo com cerca de três mil volumes para a Biblioteca, o chefe do Departamento de Responsabilidade Social e Corporativa e Meio Ambiente da COELCE, Sérgio Araújo de Sousa, o deputado Luís Pontes, o prefeito de Pacoti, Rômulo Gomes. A solenidade contou ainda com a presença do vice-reitor da UECE, Antônio de Oliveira Gomes Neto, Reitor em exercício, da pró-reitora de extensão Celina Magalhães Ellery, dentre outras autoridades acadêmicas e representantes da comunidade serrana, políticos da região, professores, estudantes, servidores e comunidade. Para animar o evento, os cantores César Barreto, que também é professor do curso de Administração da UECE, e Oliveira do Ceará reforçaram através de suas músicas a consciência ambiental.

Todo trabalho de orientação técnica para a organização da Biblioteca Desembargador Osmundo Pontes, do Campus Experimental de Educação Ambiental e Ecologia da UECE, foi coordenado pela diretora da Biblioteca Central da UECE, no Campus do Itaperi, Ana Néri Barreto de Amorim, que esteve presente na solenidade. Através de um trabalho voluntário, toda classificação e catalogação do acervo foram realizadas pelos bibliotecários Francisco Leandro de Castro, Rafaela Tavares dos Santos e Mônica Sousa Senna, presentes na solenidade de inauguração da Biblioteca do Campus Experimental de Pacoti.

O empresário Deusmar Queirós, Presidente da Fundação do mesmo nome, ao falar na ocasião, fez um histórico da aquisição do imóvel, localizado em Pacoti. O empresário, que recebeu o título de Patrono do Campus, aproveitou o momento, e fez uma doação para o projeto. O prefeito de Pacoti falou da importância do projeto para o município. Ao encerrar a solenidade, em seu discurso, o Reitor Assis Araripe citou a sensibilidade do empresário Deusmar Queirós e elogiou a iniciativa da Pró-reitora de Extensão, Celina Ellery, que juntamente com a sua equipe de trabalho, desenvolveu grande esforço para a revitalização do Campus Experimental de Educação Ambiental e Ecologia da UECE.

O Campus Experimental de Pacoti ocupa uma área de cinco hectares e tem cerca de 700metros quadrados de área coberta. No passado, aquele espaço abrigava o Colégio dos Padres Salvatorianos. No final do século passado para o início deste século, foi adquirido pela Fundação Deusmar Queirós. Em 2002, foi celebrado um convênio entre a UECE e essa Fundação, que através de um regime de comodato, cedeu o prédio à Universidade, que o administrará durante 20 anos. Segundo a professora Lúcia Helena Granjeiro, esse convênio é renovável por tempo indeterminado. O espaço do Campus Experimental de Pacoti destina-se a estudos, pesquisas, e desenvolvimento de projetos voltados para a defesa e preservação ambiental aí incluindo aspectos relacionados com a biodiversidade da serra, estudos e manutenção da flora e fauna, salvaguarda e repovoamento do meio ambiente (nas áreas que sofreram devastação). Vários outros projetos já começam a fazer parte daquele Campus Experimental.

O empreendimento tem como missão a preservação e a recomposição harmoniosa dos espaços florestais da região do Maciço de Baturité, com finalidade paisagística, cultural, recreativa, artística, turística, educacional e de pesquisa ambiental, abrigando o maior número possível de atividades transdisciplinares, compartilhando experiências inovadoras e trabalhos científicos no âmbito da eco-formação, prioritariamente da pesquisa didático-científica, da formação, do desenvolvimento humano e da sustentabilidade, num lócus permanente de descobertas e trocas de saberes.

Contato: Professora Lúcia Helena Fonseca Grangeiro, telefone 3101-9655