Uece inicia pesquisa em Fortaleza e pede engajamento da população

31 de outubro de 2019 - 17:29 # # # #

A Universidade Estadual do Ceará (Uece), em parceria com a Universidade de Montreal, Canadá, dará início à pesquisa “Cidades Saudáveis e Sustentáveis: um ensaio clínico para o controle de Aedes no Brasil (Coesa)”. O projeto, que será executado com a colaboração da Uece, é financiado pelo Governo Federal Canadense, por meio do Instituto Canadense de Pesquisa e Saúde, e coordenado pelo Instituto de Pesquisa em Saúde Pública, da Universidade de Montreal.

O trabalho de campo, nas residências de Fortaleza, começa na próxima segunda-feira (04/11). Foram sorteadas 68 áreas da cidade, onde serão coletados dados em domicílios que tenham crianças de 3 a 9 anos. Após a coleta desses dados de base, será feito um novo sorteio e 34 dessas áreas vão receber as intervenções.

As intervenções serão desenvolvidas pela própria comunidade com o suporte da equipe de pesquisa. Os dados coletados serão apresentados à comunidade de maneira que ela olhe para a sua realidade em relação à dengue e, a partir disto, reflita e construa ações de enfrentamento do problema. As atividades poderão ser constituídas por campanhas de limpeza; intervenções para promover atividades de redução de criadouros de mosquitos; colaboração com serviços comunitários e municipais para melhorar coleta de lixo e cobrir lixeiras; visitas escolares; manifestações artísticas ou competições esportivas, dentre outras. O objetivo da pesquisa é identificar e mensurar o impacto dessa intervenção na redução dos casos de dengue.

Diante da oportunidade para a saúde pública local, a Uece vem chamar atenção para a importância do engajamento da população nessas ações. O trabalho dos coletores de dados de realizar visitas casa a casa é de extrema importância, pois é por meio da visita domiciliar que o projeto poderá ser tocado. Com esse trabalho é que será possível identificar quais são as áreas de risco, quais são as áreas de maior probabilidade de transmissão da dengue e quais as melhores ações a serem tomadas para reduzir a incidência da doença.