Uece inicia V Simpósio Cearense de Animais Selvagens

14 de setembro de 2016 - 17:37

 

Com o tema “Conservação da Fauna Silvestre nos Biomas Brasileiros”, o Grupo de Estudos de Animais Selvagens do Ceará (Geas-Ce), em parceria com a Faculdade de Veterinária da Universidade Estadual do Ceará (Favet/Uece), deu início nesta terça-feira (13), no Campus Itaperi, ao V Simpósio Cearense de Animais Selvagens (Simceas).

O Simceas tem como objetivo ser um evento técnico-científico com fins de qualificação dos participantes, proporcionando conhecimentos teóricos gerais e específicos sobre a biodiversidade brasileira e a medicina de animais selvagens.

De acordo com a vice-presidente do grupo organizador, estudante do 7º semestre de Medicina Veterinária, Ana Karine Lima, a ideia surgiu com a necessidade de se aprender mais sobre a temática, além do que é ofertado na grade curricular do curso de graduação.

 

alt

 

Para o diretor da Favet, professor Célio Pires Garcia, o evento é importante por ser esse um mercado emergente e crescente, precisando ser ainda preenchido. O Ceará possui hoje em torno de 50 conservacionistas, que são criadores de animais silvestres devidamente regulamentados.

Reconhecendo o valor da discussão sobre animais silvestres e sua conservação no Brasil, o pró-reitor de Graduação da Uece, Jerffeson Teixeira de Souza, parabenizou o os estudantes do Geas-Ce, coordenado pela professora Verônica Campello, pelo empenho e organização. Ficamos felizes em perceber os esforços dos grupos de trabalhos ao promover um evento dessa importância, disse o pró-reitor.

Antes de declarar oficialmente abertas as atividades, o reitor Jackson Sampaio parabenizou a todos os envolvidos e disse que eles sairiam do evento e da graduação como sabedores das ciências as quais estudam, por ser essa, a graduação, uma das etapas da educação permanente, finalizou o reitor.

 

alt

 

O Simpósio prosseguirá até a próxima sexta-feira (16), com uma série de palestras, mesas redondas, minicursos, apresentações de trabalhos e discussões sobre variados assuntos relacionados ao tema.

Especialistas de diversos locais do Brasil compartilham seus conhecimentos durante o evento, entre eles, ex-alunos da Uece, como Francisco Lúcio Mendes Filho, que profere a palestra Ortopedia em Aves Apreendidas.

Os interessados em participar do evento ainda podem realizar inscrição pelo site ou presencialmente, no Campus Itaperi.

Aos que desejarem participar do Geas-Ce, o grupo se reúne às segundas-feiras, às 11h30, na sala de Avicultura, também no Campus principal da Uece. Podem ingressar alunos dos cursos de Medicina Veterinária, Biologia e demais interessados da Uece e de outras instituições.