UECE inicia processo de parceria com a Xunta de Galícia

13 de fevereiro de 2014 - 14:00

O reitor da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Jackson Sampaio, realizou na tarde desta quarta-feira (13) a primeira reunião com representante da Xunta de Galícia, o filólogo Joaquim Vazquez,  que esteve presente em nome do diretor geral de Política Linguística da Xunta, Valentin Garcia.

alt

A reunião teve como objetivo iniciar parceria com a Xunta para dar continuidade ao trabalho da UECE em ofertar as disciplinas de Língua Galega e Literatura Galega nos cursos de Letras da Instituição. Atualmente, as disciplinas são ministradas pela cônsul honorária da Espanha em Fortaleza, professora Verônica Barbazan.

O reitor aproveitou a ocasião para convidar Valentin Garcia, por meio de seu representante, para participar pessoalmente da próxima reunião, em data a ser marcada.

A Xunta é um órgão colegiado do governo da Galícia, região da Espanha. Entre suas funções existem competências exclusivas, como a promoção e ensino da língua galega, na Galícia e no mundo. A UECE se torna prioridade para a Xunta no que diz respeito ao ensino galego, dado o fato de ser pioneira desse trabalho na região Nordeste e no Brasil.