Uece inicia construção do Plano de Desenvolvimento e do Projeto Pedagógico Institucional

21 de janeiro de 2022 - 15:42

Qual é o modelo de universidade pública pretendido pela comunidade acadêmica e pela sociedade? Como promover maior integração e reconhecimento das universidades? Qual é a finalidade última da produção do conhecimento científico? De que forma devemos aplicar esse conhecimento na sociedade? Para que formamos profissionais e produzimos conhecimento? Para discutir essas e outras questões, a Universidade Estadual do Ceará (Uece) iniciou, no último dia 13, o processo de construção coletiva do seu novo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e do seu Projeto Pedagógico Institucional (PPI). “Colocamos em destaque a necessidade de pensarmos a universidade que nós efetivamente queremos. Uma universidade construída de forma coletiva, comprometida com a ampliação da democracia, com a inclusão social e com a inovação”, destacou o reitor Hidelbrando Soares, na mesa de abertura do Seminário “Ensino superior: função social, concepções históricas e formação humana”, ocorrido no dia 13 de janeiro e transmitido pelo canal da Uece no YouTube, que marcou a abertura dos trabalhos relativos ao PDI e ao PPI.

Na ocasião, a pró-reitora de Graduação da Uece, professora Maria José Camelo Maciel (Mazza), reforçou a importância do processo de construção do PDI e do PPI e falou sobre a necessidade de fortalecer cada vez mais a universidade e a ciência como premissas fundamentais para fazer frente aos dilemas sociais de nossa época. “A dinâmica que estamos vivenciando nesse processo de planejamento democrático e participativo é muito importante. Temos a oportunidade de discutirmos e redefinirmos coletivamente os princípios, concepções, diretrizes e políticas pedagógicas que nortearão as atividades de ensino, pesquisa e extensão da Uece durante o processo de elaboração do PDI 2022-2026 e do PPI, que deve ser parte do PDI para esse período. Acreditamos que é por meio do diálogo com a comunidade acadêmica e do compromisso com a inclusão e com o resgate social que podemos dar as respostas que a sociedade requer. Por isso, estamos construindo nossas políticas de pesquisa e extensão para os próximos cinco anos na Uece”, afirmou.

Após a abertura do seminário, o professor e ex-reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Roberto Leher, ministrou palestra na qual refletiu sobre a importância do PDI e do PPI, o processo de criação das universidades brasileiras e o atual momento vivenciado no País pelas instituições públicas de ensino superior. “Nossas universidades passaram por um processo de constituição tardio, quando comparado à América Latina e à Europa, e resultam da justaposição de escolas isoladas, sobretudo de Medicina, Direito e Engenharia.  O processo de construção da instituição universidade ainda está em curso no Brasil. Ainda precisamos caminhar muito para consolidar nossas universidades como instituições que, de fato, são capazes de promover uma superação dialética, desse movimento originário de escolas”, disse, destacando que, desse ponto de vista, a experiência da Uece é muito interessante, uma vez que, distintamente das outras universidades mais antigas, resulta da conjunção de escolas pré-existentes, mas sem as características de uma universidade estruturada a partir do tripé Medicina-Direito-Engenharia.

Para ele, as universidades brasileiras, sobretudo as federais, vivem tempos difíceis no âmbito da chamada guerra cultural e, para se manterem fortes, precisam estar unidas. “É uma guerra contra a ciência, a cultura e a arte. Há um estrangulamento orçamentário que não decorre de uma racionalidade fiscal. Ele é parte da guerra cultural. É uma política de desmanche de instituições. É um momento em que nós precisamos, de fato, praticar um exercício de solidariedade entre as universidades públicas para que possamos enfrentar essa situação dura e difícil, a fim de que o País possa seguir contando com essas maravilhosas e luminosas instituições que são as universidades públicas”, disse.

União

O palestrante reforçou a importância da união entre as universidades e avaliou que, contra o processo de fragmentação, são necessárias ações como “dedicação exclusiva, apaixonada e arrebatadora de todo o corpo social da universidade” e “ousadia na perspectiva de grandes complexos temáticos que envolvem a função social da universidade”.

Roberto Leher também enfatizou a autonomia universitária e a relevância dos papéis exercidos por todos que compõem o corpo universitário, sejam professores, técnicos-administrativos ou estudantes. Por fim, ele lembrou que a universidade é fundamental para o desenvolvimento da humanidade. “A universidade é uma necessidade social”, frisou.

Debate e questionário

Após a apresentação do palestrante, a professora Jaqueline Rabelo de Lima, coordenadora de Planejamento e Desenvolvimento Pedagógico da Pró-reitoria de Graduação, mediou as perguntas feitas pelo público participante. Ela também lembrou que a Reitoria e as Pró-reitorias da Uece convocaram seus docentes, estudantes e servidores técnico-administrativos a se engajarem amplamente do processo de construção coletiva do PDI e do PPI.

Para dar início a esse processo, foi enviado um e-mail para toda a comunidade acadêmica com um questionário, via Formulário Google, elaborado a partir de uma consulta às distintas instâncias da Universidade, para que seus docentes, estudantes e servidores técnico-administrativos se manifestem a respeito de questões importantes no tocante à construção do PPI. “Todo o processo de construção do PDI e do PPI deverá levar entre quatro e cinco meses. Nesse período, teremos diversos momentos para falar sobre essa construção coletiva e discutirmos qual é a universidade que queremos”, finalizou.