Iniciadas atividades dos Programas de Residência da Uece

3 de abril de 2019 - 11:46 # #

Adriana Rodrigues

A Universidade Estadual do Ceará (Uece) realizou nesta segunda-feira (01/04), no Campus Itaperi, aula inaugural para seus primeiros dois Programas de Residência. Após dois anos e meio de desenvolvimento, as Residências em Enfermagem Obstétrica e em Medicina Veterinária tiveram suas atividades iniciadas.

Seis residentes de Enfermagem Obstétrica, do Centro de Ciências da Saúde (CCS), e nove de Medicina Veterinária, da Faculdade de Veterinária (FAVET), são os primeiros a conquistarem as vagas ofertadas para os Programas, por meio de processo seletivo realizado pela Uece.O Programa de Residência em Enfermagem Obstétrica tem como objetivo principal contribuir na formação e desenvolvimento das competências de enfermeiros para a qualificação do cuidado à saúde materna, com vistas à promoção, proteção e recuperação da saúde, embasadas na colaboração interprofissional, na integralidade da assistência e na intersetorialidade das ações, conforme princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS).O Programa de Residência em Medicina Veterinária tem como finalidade especializar profissionais médicos veterinários do ponto de vista ético, político técnico-científico, desenvolvendo ações de promoção, prevenção e vigilância em saúde, com atividades integradas de diversas políticas públicas sociais e urbanas, além de aprofundar os conhecimentos práticos na subárea escolhida.Para as boas-vindas, os estudantes foram recebidos em solenidade presidida pelo reitor Jackson Sampaio, acompanhado da diretora do CCS, Gláucia Posso Lima; do vice-diretor da FAVET, Dárcio Ítalo Alves Teixeira; da coordenadora do curso de Enfermagem e do Programa de Residência em Enfermagem Obstétrica, Francisca Gomes Montesuma; da coordenadora do Programa de Residência em Medicina Veterinária, Lorena Mayana Bezerra de Oliveira; da presidente da Comissão de Residência Multiprofissional da Uece, Maria Lúcia Duarte; e do coordenador das Redes de Atenção Primária e Psicossocial da Secretaria Municipal de Saúde, Dr. Rui de Gouveia, representando a secretária municipal de saúde, Joana Maciel.

O reitor Jackson Sampaio falou sobre a importância dos cursos de Enfermagem e de Medicina Veterinária na história da Uece. “São duas das seis escolas que fundaram a Uece em 1975 (…). Fizeram uma verticalização da formação muito virtuosa. A Veterinária tem bacharelado, mestrado, doutorado e laboratórios de alta competência que recebem também para pós-doutorado. A Faculdade fecha essa verticalidade com a criação da Residência. Na Enfermagem, temos o técnico de nível médio, o bacharelado, um leque de especializações, mestrado e doutorado próprio, além de vários mestrados em que ela se insere, e laboratórios. O Curso fecha essa verticalidade com a criação da Residência”.O presidente da solenidade ressaltou ainda a luta para a criação dos Programas de Residência. “Não existe uma só conquista da Uece que não tenha sido batalhada duramente, pois seguimos o desafio latino de alcançar os astros pelos caminhos árduos”. E deu as boas-vindas. “Sejam bem-vindos a essa luta. Temos mais sócios para lutar. Gente competente que vai colocar sua inteligência a serviço de políticas públicas necessárias para a sociedade brasileira e não apenas para o seu sucesso profissional, que é sim necessário para os indivíduos, mas o sucesso das instituições públicas é necessário para a sociedade, para a cidadania e para a democracia”, finalizou o reitor.A coordenadora do Programa de Residência em área profissional da Saúde/Medicina Veterinária, Lorena Mayana Bezerra de Oliveira, além de dar as boas-vindas, orientou os residentes. “Nesses dois anos de Residência, busquem ser produtivos”. E destacou também ser essa conquista um marco na história para a FAVET.Do marco histórico falou também a coordenadora do curso de Enfermagem e do Programa de Residência em Enfermagem Obstétrica, Francisca Gomes Montesuma. “Nós estamos entrando para essa história e para a melhoria da saúde da população, lutando, principalmente, pela saúde das mulheres deste município, deste estado, deste país, e também por boas perspectivas de contribuir na saúde mundial”.Após a solenidade de abertura, o evento continuou com a palestra “Qualidade na Formação Profissional no SUS e o papel das Residências”, proferida pela professora do curso de Enfermagem e vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPSAC), Maria Rocineide Ferreira da Silva.