UECE inaugurou prédio que reúne dez laboratórios no Campus de Fátima

7 de agosto de 2014 - 18:33 #

O reitor Jackson Sampaio, inaugurou no final da manhã, da última quarta-feira, 06 de agosto, dez laboratórios que compõe o Núcleo de Cultura, Cidade e Linguagem (CCLin), da Universidade Estadual do Ceará (UECE), no Campus de Fátima, localizado na Avenida Luciano Carneiro 345. O Núcleo tem 371, 53 m2.

Antes do descerramento da placa de inauguração aconteceu o Seminário Inovação, Tecnologia e Ciências Humanas, cuja brilhante conferência foi proferida pela Gerente do DCIT3 da FINEP, Adriana Baueri Battaglia, representando o superintendente da área de infraestrutura, ciência e tecnologia, Dr. André Cabral.

Afirmou o reitor, Jackson Sampaio, que a FINEP é uma grande instituição, que vem cumprindo um papel importante nas universidades públicas, com excelência e competência, tendo apoiado, nos últimos 12 anos, projetos de infraestrutura da UECE, que alcançam a cifra dos 15 milhões de reais.

Para a coordenadora do projeto, professora Nukácia  Araújo, do Programa de Pós-Graduação em Lingüística Aplicada (PosLa/UECE), “é muito emocionante podermos inaugurar esse espaço que constitui a consolidação de um trabalho que fazemos há tantos anos na universidade. Trabalhamos em rede com outros pesquisadores em um modelo que tem se mostrado bastante eficiente, em geral com indicativo de sucesso.

O CCLin conta com 10 laboratórios de pesquisas nas áreas de Ciências Humanas,Sala de Reunião, Sala de Videoconferência e Sala Multiuso.

Laboratórios:

Laboratório de Pesquisas em Práticas Urbanas – LAPPUR

Laboratório de Pesquisas em Arqueologia e Estudos da Antiguidade – ARCHE

Laboratório de Jogos e Ferramentas Digitais – LAJOGOS

Laboratório de Aquisição de Linguagem e Linguística Clínica – LALLC

LECLI Laboratório de Estudos Críticos da Linguagem – LECLI

Laboratório de Estudos em Políticas Públicas e Indústrias Criativas – POLIS

Laboratório Experimental de Rastreamento Ocular LERO

Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento da Docência em Filosofia LADOFIL

Laboratório de Estudos sobre Poder, Violência e Linguagem LAPOVILI

Observatório de Recursos Humanos em Saúde OBSERVARH CEARÁ

Além dos professores, o núcleo conta com quatro bolsistas do Programa da Pró-Reitoria de Políticas Estudantis, todos do curso de Letras do Centro de Humanidades, Jean Marques Ferreira, Josué Ponte do Nascimento, Lucas Anderson Penha de Oliveira e Tatiane Souza da Silva.

Estavam ainda presentes, o pró-reitor de pós-graduação e pesquisa, Jerffeson Teixeira de Souza a diretora do CH, Letícia Adriana Pires, o vice-diretor, Eduardo Triandopolis, o ex-diretor, Marcos Colares, o coordenador do Mestrado de Matemática da UAB, Guilherme Ellery, diretor presidente do IEPRO, Plácido Castelo Neto, os professores Pedro Henrique Praxedes, Vera Lúcia Santiago, Cleudene Aragão, Fátima Teixeira, o representante do Nuceng, engenheiro Abelardo de Paula Barreto, o prefeito do Campus de Fátima, Ivan Leite Braga, servidores, alunos e demais convidados.