UECE inaugura reforma do Bloco do Curso de Música

11 de setembro de 2019 - 14:59

Em solenidade realizada na última quinta-feira, 5 de setembro, a Universidade Estadual do Ceará (Uece) inaugurou as reformas que foram feitas do Bloco do curso de Música, campus Itaperi. Com a conclusão das obras que vai beneficiar professores, pesquisadores e alunos do curso de Música, tanto os estudantes do curso de Graduação, como os dos grandes projetos de extensão, como a Orquestra Sinfônica da UECE (OSUECE), a título de exemplo.

O espaço conta com 650m², onde estão 13 salas de aulas e auditório para apresentações musicais e aulas práticas. Foram incluídas na reforma: instalação de isolamento acústico das salas e do auditório; substituição de todas as portas e janelas; reformulação dos banheiros; substituição dos aparelhos de ar condicionado; instalação da rede de dados; mudança do piso do auditório e renovação das luminárias.

Em sua fala, o vice-reitor, Hidelbrando Soares ressaltou “tivemos nesse ano de 2019 cenários muito mais favoráveis e a gente precisa nesse sentido agradecer não somente aqueles que diretamente se envolveram com essa reforma, mas também ao Governador do Estado, que, em meio a dificuldades financeiras nacionais e estaduais, decidiu que não haveria contingenciamento ou corte do custeio das nossas Universidades Estaduais. Isso permitiu, por exemplo, não demitir terceirizados e recuperar o valor das bolsas pagas com recursos do Tesouro, reduzidas, com muita dos que fazem a gestão acadêmica, em 2017. As bolsas com valor recuperado beneficiam vários programas, entre eles a Iniciação Artística, a Extensão e a OSUECE>Portanto, essa ação do governo nos deu fôlego pra continuar acreditando, trabalhando nessa busca de melhoria para nossa instituição”.

Em seu discurso, o titular da Uece, Jackson Sampaio, enfatizou ”A gente tem crescido na dificuldade, crescido na adversidade. O desafio é como consolidar uma grande universidade, com financiamento historicamente insuficiente e internamente desigual. A cena de hoje precisa ser valorizado pelo atendimento a uma necessidade do Curso de Música, mas também pelo que ela significa no contexto que vivemos. Precisamos, portanto, celebrar o resultado, o gesto, o ato e o processo. Mas nada está completo, concluído, o trabalho continua, daí precisamos celebrar e lutar, pois a Universidade cresce, o nosso Centro de Humanidades cresce, os nossos cursos de Música, bacharelados e licenciatura crescem” pontuou o reitor.

A manhã festiva foi abrilhantada com uma viagem sonora pela música de dança medieval e renascentista do Grupo de Danças Antigas e do Grupo Doce de Flautas, sob a direção das professoras Elidia Aguiar e Luciana Gifoni. Em seguida houve apresentação dos Grupos: Violões Quartzo Verde, coordenado pelo professor George Pessoa; e Choro Grande Banda, sob a direção do professor Plabo Garcia.

Estavam presentes no evento, além do reitor, Jackson Sampaio e do vice-reitor, Hidelbrando Soares; os pró-reitores de Administração, Carlos Heitor Sales; de Graduação, Monica Cavaignac; de Planejamento, Fernando Antonio dos Santos; de Políticas Estudantis, Emerson Mariano da Silva; de Extensão, Fernando Roberto Silva; dos diretores do Centro de Ciências e Tecnologia de Tauá, Isaías Batista; do Centro de Educação, Josete Castelo Branco; do Centro de Humanidades, Adriana Barros; do coordenador do curso de Música, Ewelter Rocha, dos professores Heriberto Porto; Inês Martins; do diretor de operações da Empresa Sertão Construções, Jorge Alexandre Cruz; do assessor jurídico, Alexandre Sales, da Empresa Sertão Construções, demais professores, servidores, alunos e convidados.