Uece inaugura Núcleo de Pesquisa e Inovação em Saúde Coletiva

9 de janeiro de 2020 - 12:51

Com 12 Laboratórios, 15 Gabinetes de professores, Memorial da Saúde Coletiva e Academia de Saúde Coletiva foi inaugurado no último mês de dezembro, pelo reitor da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Jackson Sampaio, o Núcleo de Pesquisa e Inovação em Saúde Coletiva (NUPEINSC).

O piso térreo conta com recepção, portaria, auditório com 237,76 m2 (modulável em até quatro espaços), sala de reunião, sala de leitura, almoxarifado, banheiros (feminino, masculino e acessível), coordenação e secretaria do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPSAC) e seis salas de aula.

No 2º andar, 12 laboratórios estão instalados:

Ecobiossocial, Gestão e Humanidades;
Saúde Coletiva e Inovação (Lasci);
Nutrição em Saúde Coletiva e Inovação (Nutrindo);
Entomologia Médica;
Inovação em Saúde da Mulher, Criança e Adolescente (InovaS);
Humanização da Atenção em Saúde (LHUAS);
Interdisciplinar de Política de Saúde e em Saúde Mental (Lipssam);
Gestão e Inovação em Saúde Coletiva (Lagis);
Epidemiologia e Situação de Saúde (Laess);
Revisão Sistemática em Doenças Cardiovasculares e Renais (Labrev Cardio-Renal);
Estatística em Saúde (Labsaúde);
Cronicidades, Tecnologia e Inovação.

No 3º piso ficam as coordenações dos Programas de Pós-Graduação, dos Laboratórios de Pesquisas, sala de videoconferência, sala de leitura e salas para grupo focal.

Para o vice-reitor, Hidelbrando Soares, “A área da saúde da Uece é estratégica e tem tido grande crescimento, qualificando a instituição. Essa visibilidade, recentemente, foi confirmada pelo Governo do Estado ao decidir implantar, no Campus Itaperi, um complexo de saúde no qual se incluem as novas sedes do Hospital Geral César Cals, do Centro Dermatológico Dona Libânia e do Serviço de Verificação de Óbitos. Também conseguimos concluir, com recursos federais de investimento e estaduais de custeio, o Biotério Central das Universidades Estaduais Cearenses, equipamento com sede no campus Itaperi da Uece. Estas conquistas derivam do trabalho de professores, pesquisadores, servidores técnicos, estudantes de pós-graduação e estudantes de graduação da nossa Uece, assim todos merecem parabéns”.

Em seu discurso, o titular da Uece, Jackson Sampaio destacou, que, “na universidade pública, o melhor equipamento é gente, gente produzindo com criatividade e em liberdade. A ciência só floresce, para o bem de todos, em liberdade. Mas, contemplando esta obra e seu entorno, podemos perceber também a gestão pública universitária tomando decisões criativas, ao longo do tempo, utilizando o melhor de cada contexto: temos o prédio do Instituto Superior de Ciências Biomédicas (ISCB), instalado com recursos da FINEP, mas tomados de empréstimos, pois não tínhamos densidade acadêmica, tomada de dinheiro a fundo perdido, mas construído com economia e segurança, obtendo obra de três pisos, com recursos para dois pisos; em seguida este NUPEINSC, com recursos obtidos a fundo perdido da FINEP, pois já tínhamos densidade acadêmica, porém projeto fracionado em dois editais de CTINFRA e uma carta convite de conclusão; ao lado, prestes a inaugurar, o prédio do Núcleo de Computação Científica e Aplicada (NC2A), também FINEP e a fundo perdido, mas ganho num só edital, a ter recursos completados com recursos estaduais a serem solicitados; por fim o Biotério Central das Universidades Estaduais Cearenses, resultante de projeto estruturante multiinstitucional apresentado à FINEP pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior (SECITECE), juntamente com a nossa Fundação de Apoio à Pesquisa, a FUNCAP. A paisagem vista desta janela, deste prédio, é maravilhosa. O Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPSAC), o Mestrado Profissional em Gestão em Saúde e o Mestrado Profissional em Saúde da Criança e do Adolescente têm aqui a sua casa. Casa esta que também acolherá ações do Programa de Pós-Graduação Profissional em Saúde da Família. Esta inauguração simboliza uma luta histórica de um campo de produção de conhecimento, numa universidade pública estadual, que afeta a qualidade de vida da população, portanto, simboliza um processo civilizatório de sucesso”.

Fizeram o uso da palavra também, o ex-reitor da Uece e atual diretor executivo do Iepro, Assis Araripe, a diretora do Centro de Ciências da Saúde (CCS) Glaucia Posso Lima, a coordenadora do projeto FINEP responsável pelo NUPEINSC, Salete Bessa Jorge, o decano dos professores do Centro de Ciências da Saúde (CCS), Marcelo Gurgel, e a representante da Fundação Oswaldo Cruz/Ceará, Ivana Barreto.

O evento teve a assistência de mais de 200 pessoas, entre professores, estudantes de graduação, estudantes de pós-graduação, servidores técnicos e convidados.