Uece inaugura maior Hospital Veterinário do Norte e Nordeste do País

14 de setembro de 2016 - 14:30 #

Inaugurado na ultima sexta-feira (9/9), pelo reitor da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Jackson Sampaio, pelo diretor da Faculdade de Veterinária (Favet) da Uece, Célio Pires Garcia, e pelo secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), Inácio Arruda, o Hospital Veterinário Professor Sylvio Barbosa Cardoso (HVSBC).

alt

O equipamento integrado ao curso de Medicina Veterinária da nossa universidade é o primeiro hospital veterinário do Estado do Ceará, o maior do Norte e Nordeste do país, e está instalado no Campus Itaperi e conta com 5.432 m2 de área coberta. Toda a infraestrutura está completa e a maioria dos equipamentos instalados. O projeto de urbanização do entorno e portaria direta para a Rua Bethel encontram-se em conclusão.

Entre os serviços prestados está o atendimento clínico e cirúrgico a animais de pequeno porte, aplicação de vacinas, cirurgias, identificação de natalidade de bichos abandonados. O hospital terá ainda uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI).

alt

Antes da inauguração do novo prédio, os atendimentos ao público já funcionavam, porém, em salas menores. A novidade é a criação de duas amplas alas: uma clínica-cirúrgica para tratamentos dos pequenos animais; e outra, para os grandes, explica o reitor da Uece, professor Jackson Sampaio.

alt

A ala destinada aos grandes animais, como cavalos, tem previsão de funcionamento total somente em 2018. Mas, o atendimento aos animais de pequeno porte, porém, já pode ser feito. Além de animais como cães e gatos, espécies silvestres também podem ser atendidas no local. Não é preciso marcar consulta. Os preços cobrados nos serviços são acessíveis, menores que os valores de pet shop, compara o diretor da Favet, professor Célio Garcia.

Ainda ressaltou o reitor, o centro vai servir de referência para as regiões Norte e Nordeste. A residência em Medicina Veterinária, que segue o padrão das residências médicas, será outro atrativo. Isso vai mudar o panorama da formação, da pesquisa e da assistência, mecionou o tiular da Uece.

Mais de 30 servidores, além de 17 médicos veterinários e de alunos do curso, integram o quadro de profissionais da unidade. Para facilitar o acesso à clínica, uma entrada será aberta na Rua Bethel – lateral leste do campus – ainda este ano.

alt

Segundo Célio Garcia, diretor da Favet, o equipamento é uma conquista esperada há mais de 50 anos desde a fundação da Favet. Espero que o hospital dê um salto de qualidade no ensino, pesquisa e extensão. A residência em Medicina Veterinária mudará o panorama da formação e da assistência aos nossos animais, concluiu.

alt

É uma ousadia muito grande, numa época dura como estamos vivendo, inaugurar um hospital veterinário desse porte, disse o secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Inácio Arruda. Participaram do evento, o vice-reitor, Hidelbrando Soares, os ex-reitores, Cláudio Régis Lima Quixadá e Francisco de Assis Moura Araripe; os pró-reitores de Graduação, Jerffeson Teixeira de Souza; de Extensão, Fernando Roberto Ferreira Silva; de Administração, Carlos Heitor Sales Lima; de Planejamento, Fernando Antonio Alves dos Santos; de Pós-Graduação e Pesquisa, Nukácia Meyre Silva Araújo; de Políticas Estudantis, Emerson Mariano da Silva; da chefe de Gabinete, Fátima Leitão,  além de diretores de Centros, Faculdades, Instituto, de familiares do professor Sylvio Cardoso, professores, estudantes e servidores.

alt

Entre os serviços que serão oferecidos pelo HVSBC, está o atendimento clínico veterinário, aplicação de vacinas, exames, cirurgias, unidade de tratamento intensivo (UTI), orientação técnica nas práticas de criação, identificação e controle de natalidade de animais.

Para o diretor da Favet, tendo em vista que a função precípua do Hospital é atividade didática, em alguns serviços serão praticadas taxas abaixo do preço de mercado, possibilitando à população do entorno o acesso à assistência veterinária de seus animais, contribuindo para minimizar o abandono de cães e gatos em Fortaleza, sobretudo na região da Grande Parangaba.

O complexo hospitalar constitui-se em campo para o desenvolvimento das atividades de ensino de graduação, pós-graduação lato sensu e stricto sensu, estágios curriculares e não curriculares. No hospitalar os graduandos e residentes atuarão nas áreas de clínica médica e cirúrgica, assim como aprenderão a utilizar os meios de apoio ao diagnóstico laboratorial para as situações diversificadas.