UECE inaugura Hospital Veterinário na próxima sexta-feira (9)

6 de setembro de 2016 - 20:14 #

O equipamento situado na lateral leste do Campus Itaperi, com frente para a Rua Bethel, conta com 5.432 m2 de área coberta, sendo o maior hospital veterinário do norte e nordeste do país, projetado com as mais modernas estruturas. A obra contou com a interveniência técnica do Departamento de Arquitetura e Engenharia do Estado do Ceará (DAE).

O reitor da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Jackson Sampaio, e o diretor da Faculdade de Veterinária (Favet), Célio Garcia, inauguram na próxima sexta-feira, 9 de setembro (Dia do Veterinário), às 9h, o Hospital Veterinário Professor Sylvio Barbosa Cardoso (HVSBC).

Entre os serviços que serão oferecidos pelo HVSBC, está o atendimento clínico veterinário, aplicação de vacinas, exames, internações, cirurgias, unidade de tratamento intensivo (UTI), orientação técnica nas práticas de criação, identificação e controle de natalidade de animais abandonados.

Segundo o diretor da Favet, tendo em vista que a função precípua do Hospital é atividade didática, em alguns serviços serão praticadas taxas abaixo do preço de mercado, possibilitando à população do entorno o acesso à assistência veterinária de seus animais, contribuindo para minimizar o abandono de cães e gatos em Fortaleza, sobretudo na região da Grande Parangaba.

Desse modo, se constituirá em importante instrumento de ensino para a formação de médicos veterinários, possibilitando uma ação de rotina integrada de acompanhamento, diagnóstico e tratamento de enfermidades e, ainda, atuando como centro de referência tanto para a comunidade como para suporte às clínicas veterinárias e para os profissionais autônomos.

A complexidade de funcionamento do Hospital Veterinário exigirá além da implantação de programa de Residência em Medicina Veterinária, a concepção de novos programas de pós-graduação lato e stricto sensu voltados às áreas de clinica médica veterinária e cirurgia, bem como a elaboração e submissão de projetos de pesquisa junto aos órgãos de fomento, convênios com entidades de classes produtoras de animais, com prefeituras e com instituições públicas e privadas, como forma de garantir um aporte financeiro que possibilite o pleno funcionamento do hospital.

O Hospital Veterinário Professor Sylvio Barbosa Cardoso tem como objetivos:

– Proporcionar ensino prático aos alunos de Graduação do Curso de Medicina Veterinária da Faculdade de Veterinária da Universidade Estadual do Ceará – FAVET/UECE, por meio do acompanhamento de situações práticas a serem enfrentadas no futuro exercício profissional;

– Oferecer atendimento local e em campo, clínico, cirúrgico, laboratorial e de emergência, por meio de serviços especializados, qualificados e eficientes;

– Atuar como Centro de Referência para médicos veterinários, clínicas particulares, entidade públicas e privadas da região;

– Prestar apoio à execução de programas de Saúde Pública, controle de natalidade de animais abandonados, reprodução e sanidade animal;

– Executar trabalhos de extensão para a melhoria do padrão sanitário da população animal no entorno do campus Itaperi da UECE e demais regiões de Fortaleza, contribuindo para a consciência da valorização do animal pelo homem;

– Possibilitar a implementação e instalação de Residência em Medicina Veterinária;

– Ampliar a quantidade e possibilitar a melhoria dos atendimentos clínicos e cirúrgicos em pequenos e grandes animais;

– Ampliar a oferta de cirurgias de alta complexidade;

– Ampliar a oferta de vagas para estágios curriculares e de educação continuada;

– Promover uma diversificação na casuística clínica e cirúrgica para alunos da graduação e estagiários;

– Criar ambiente especializado nas áreas de clínica e cirurgia para utilização em projetos de pesquisa e divulgação de resultados.

O complexo hospitalar constitui-se em campo para o desenvolvimento das atividades de ensino de graduação, pós-graduação lato sensu e stricto sensu, estágios curriculares e não curriculares. No ambiente hospitalar os graduandos e residentes atuarão nas áreas de clínica médica e cirúrgica, assim como aprenderão a utilizar os meios de apoio ao diagnóstico laboratorial para as situações variadas.

As condições estruturais propiciarão uma área adequada à manutenção de animais para o desenvolvimento de pesquisas. Somando-se a casuística que permitirá a realização de estudos retrospectivos nas áreas de clínica médica e cirúrgica, utilizando os recursos dos laboratórios de apoio ao serviço, favorecendo a melhoria do ensino e, indiretamente, da extensão que articulará o ensino e a pesquisa, viabilizando a relação transformadora entre a universidade e a sociedade cearense.

Com base nesta definição, o Hospital Veterinário da FAVET caracteriza-se como prestador de serviço fundamentado no atendimento veterinário aos grandes e aos pequenos animais, nas áreas de clínica e cirurgia, com atendimento ambulatorial ou hospitalar. Além do atendimento dirigido a comunidade de forma direta, essa grande unidade hospitalar se converterá em ponto de referência para clínicos veterinários autônomos, uma vez que muitos profissionais buscam apoio para elucidação de situações clínicas, seja através do uso de equipamentos e outros serviços, ou através de consultas com o seu corpo docente.

Quem foi Sylvio Barbosa Cardoso

Professor Sylvio Barbosa Cardoso- Médico Veterinário, natural do São Luis do Maranhão , formado pela Universidade Federal Rural do Rio Janeiro, iniciou seus trabalhos em Fortaleza em 1952 para exercer a função de Inspetor Chefe da Defesa Sanitária Animal. Destacou-se nos serviços profiláticos em defesa dos rebanhos e da Saúde Pública e, como pioneiro, participou da Fundação da Sociedade Cearense de Veterinária, da Faculdade de Veterinária do Ceará (1º Diretor), do Conselho Regional de Medicina Veterinária( 1º Presidente), da Academia Cearense de Veterinária(1º Presidente) e da criação da Revista Ciência Animal.Vale ressaltar sua participação na conquista do Posto de criação do Itaperi para sediar a Faculdade de Veterinária, hoje Campus Itaperi da UECE.Prof. Sylvio Barbosa Cardoso que, além de Médico Veterinário e Farmacêutico foi uma liderança inconteste das Ciências Médicas Veterinárias em nosso meio. Prof. Sylvio Cardoso faleceu em 25 de agosto 2011, aos 87 anos.