UECE inaugura Cozinha Experimental no Campus de Pacoti

7 de junho de 2011 - 20:15 #

A Universidade Estadual do Ceará (UECE), em parceria com a Fundação Deusmar Queirós e a Companhia Energética do Ceará (COELCE), inaugura em Pacoti, a 130 km de Fortaleza, no próximo sábado (11/06), às 10h, o Laboratório Experimental de Alimentos e instala o curso de “Processamento de Frutos e Hortaliças do Maciço de Baturité – uma solução caseira”. A solenidade de inauguração será presidida pelo Magnífico Reitor da UECE, professor Assis Araripe, contando com as presenças de gestores da COELCE e da Fundação Deusmar Queirós e da Administração Superior da UECE.  Após a solenidade de abertura será proferida a aula inaugural pela Dra. Mônica Maria Macedo de Sousa Santos, Nutricionista da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA).

A UECE, dentre os vários Centros e Faculdades de atendimento à população cearense, na Capital e Interior conta com um Campus Experimental de Educação Ambiental e Ecologia em Pacoti, reestruturado em fevereiro de 2010, coordenado pela Pró-Reitoria de Extensão – PROEX.

O Campus da UECE em Pacoti, desenvolve atividades organizadas sob a forma de cursos, oficinas pedagógicas, produção de material didático, incentivo à criação de inventos, estudos e pesquisas, com a garantia do rigor acadêmico das práticas a serem utilizadas, fazendo do Campus um laboratório vivo, tendo como foco a temática ambiental.

O Campus Experimental de Pacoti tem por objetivos desenvolver estudos, atividades extensionistas e pesquisas transdisciplinares de formação teórico-práticas, focadas nos segmentos sócio-educacional-cultural-ambiental. A atuação do Campus abrange, além de Pacoti, a região do Maciço de Baturité, bem como recebe grupos de professores e alunos de diferentes cursos da UECE, além de outras Instituições Universitárias e Educacionais. Desenvolve ainda, atividades transdisciplinares que favoreçam o intercâmbio de experiências entre instituições, profissionais e a comunidade e, enquanto um laboratório vivo, busca aprofundar a compreensão dos seres humanos entre si, com outros seres e com a natureza, tendo como princípio norteador a ética nas relações com o universo, visando a sustentabilidade do planeta e a construção de uma consciência planetária.

A proposta técnico-pedagógica e prática do foi elaborada pelos professores do curso de Nutrição da UECE envolvendo os laboratórios Núcleo Experimental em Ciência e Tecnologia de Alimentos Regionais – NECTAR e o Laboratório de Dietética e Análise Sensorial, ambos vinculados à Nutrição. Os participantes do Curso serão produtores e representantes das comunidades rurais de todo o Maciço de Baturité.

Informações complementares:
Período – Junho a outubro – quinzenalmente (aos sábados e domingos)
Início- 11/06/2011, às 8h30
Local – Campus Experimental da UECE, Pacoti
Horário das aulas – das 8h às 12h e das 13h às 17h
Entrevista para Seleção – 7 e 8/6

Critérios de seleção:

Candidatos que tenham interesse em produção de alimentos, com possibilidade de colocar um pequeno negócio, residentes, preferencialmente, na zona rural (máximo 02 por localidade), e que sejam integrantes de associações comunitárias.

Telefones: (85) 3325.1800 / (85) 3101.9661 / (85)3101.9655
Professora Lucia Helena Fonsêca Grangeiro