UECE inaugura Cozinha Experimental no Campus de Pacoti

24 de junho de 2011 - 15:55 #

A Universidade Estadual do Ceará (UECE), em parceria com a Fundação Deusmar Queirós e a Companhia Energética do Ceará (COELCE), inaugurou em Pacoti, a 130 km de Fortaleza, na primeira quinzena de junho, o Laboratório Experimental de Alimentos e instalou o curso de “Processamento de Frutos e Hortaliças do Maciço de Baturité – uma solução caseira”. A solenidade de inauguração foi presidida pelo Reitor da UECE, professor Assis Araripe, na presença do diretor Institucional e de Comunicação José Nunes de Almeida e de Sérgio Araújo Sousa, diretor de responsabilidade social, ambos da COELCE. da Fundação Deusmar Queirós. Após a solenidade de descerramento da placa, a dra. Mônica Maria Macedo de Sousa Santos, Nutricionista da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), ministrou a aula de inaugural do curso. O Padre João Mascarenha abençoou as instalações da nova Cozinha Experimental.

Para o Reitor Assis Araripe são importantes às parcerias por sustentabilidade, a exemplo da COELCE, Fundação Deusmar Queirós, FUNCAP e Prefeitura de Pacoti, que são verdadeiras abnegadas,  ao proporcionarem o desenvolvimento desse projeto. Assis Araripe enfatizou ainda, que é necessário levar a academia até os municípios para o incremento da região.

A unidade de Pacoti ocupa uma área de cinco hectares e com 700 metros quadrados de área coberta tem por objetivos desenvolver estudos, atividades extensionistas e pesquisas transdisciplinares de formação teórico-práticas, focadas nos segmentos sócio-educacional-cultural-ambiental. A atuação do Campus abrange, além de Pacoti, a região do Maciço de Baturité, bem como recebe grupos de professores e alunos de diferentes cursos da UECE, além de outras instituições universitárias e educacionais. Desenvolve ainda, atividades transdisciplinares que favorece o intercâmbio de experiências entre instituições, profissionais e a comunidade, e, enquanto um laboratório vivo, busca aprofundar a compreensão dos seres humanos entre si, com outros seres e com a natureza, tendo como princípio norteador a ética nas relações com o universo, visando a sustentabilidade do planeta e a construção de uma consciência planetária.

A proposta técnico-pedagógica e prática do curso de Processamento de Frutos e Hortaliças foi elaborada pelos professores do curso de Nutrição da UECE envolvendo os laboratórios Núcleo Experimental em Ciência e Tecnologia de Alimentos Regionais – NECTAR e do Laboratório de Dietética e Análise Sensorial, ambos vinculados à Nutrição. Os participantes do Curso são produtores e representantes das comunidades rurais de todo o Maciço de Baturité.

A solenidade contou ainda, com a presença da Pró-Reitora de Extensão, professora Celina Ellery, da Pesquisadora Institucional, professora Socorro Osterne, da Secretária de Cultura, Cássia Barroso,do Secretário de Infraestura e Meio Ambiente, Aldenir Marinho e da juíza da Comarca do Município de Pacoti, Maria Teresa Farias, da professora Lúcia Helena Grangeiro, do professor Francisco Fonteles, do professor Artur Henrique Soares,  da equipe de professores e pesquisadores do curso de Nutrição da UECE e demais convidados.

Os convidados foram saudados pela Banda de Música do Município de Pacoti, regida pelo Maestro Tácio Cambé.