Uece inaugura ‘árvore solar’ que carrega 10 bicicletas elétricas

24 de fevereiro de 2017 - 16:27 #

Árvore também repassará energia elétrica para a rede pública

A Universidade Estadual do Ceará (Uece) inaugurou nesta terça-feira (21) uma “árvore solar” formada por painéis capazes de carregar até dez bicicletas elétricas. O equipamento é formado por dez painéis fotovoltaicos postos sobre as palmas de uma palmeira metálica.

As bicicletas serão utilizadas inicialmente pela equipe de segurança do campus Itaperi. A árvore solar é resultado da parceria da UECE, por meio do Mestrado Acadêmico em Ciências Físicas Aplicadas, com a empresa Eco Soluções em Energia, associada à Incubadora de Empresas da UECE (IncubaUECE), que conta com o apoio técnico em arquitetura da Projec.

Em sua fala, o reitor da Uece, Jackson Sampaio, ressaltou que “a Uece nos seus primeiros 21 anos, avançou e consolidou o ensino de graduação, nos últimos 21 anos avançou muito, na extensão, no ensino de pós-graduação e na pesquisa, espera agora que, nos próximos 21 anos, a UECE consolide sua marca na inovação tecnológica, em nossas maiores vocações, que são as tecnologias de informação e comunicação-TIC, biotecnologia e energias renováveis”.

Durante o dia, quando as bicicletas estiverem conectadas à árvore, os painéis carregarão as baterias. Quando as bicicletas estiverem em uso, a árvore repassará a energia para a rede pública, gerando créditos para a Uece utilizar posteriormente. A bicicleta com necessidade de carga à noite usará a energia da concessionária.

A energia acumulada pela incidência do sol nas folhas, detentoras de células fotovoltaicas, também a transforma em um pequeno sistema de iluminação pública, em um corpo decorativo e, ainda, em um ponto de encontro daqueles que frequentam e interagem nos espaços do campus Itaperi, o campus sede da Universidade.

Segundo o pró-reitor de Administração, Carlos Heitor Sales Lima, o uso das dez bicicletas elétricas são exclusivamente, do Núcleo de Segurança do campus Itaperi

 

A IncubaUECE continuará participando do projeto, oferecendo assistência para a sua viabilização, pois tem como missão estimular e apoiar empreendedores no processo de geração, consolidação e crescimento de micro, pequenas e médias empresas no Ceará, visando promover o desenvolvimento regional sustentável.

Prestigiaram a solenidade que marcou a inauguração da Árvore Solar, além do reitor, Jackson Sampaio; o secretário da Ciência,Tecnologia e Educação Superior (Secitece), Inácio Arruda, o vice-reitor, Hidelbrando Soares; o pró-reitor de Administração, Carlos Heitor Sales Lima; o pró-reitor de Extensão; Fernando Roberto Silva; o pró-reitor de Planejamento, Fernando Antonio dos Santos; o pró-reitor de Políticas Estudantis; Emerson Mariano da Silva; a chefe de gabinete da Reitoria, Fátima Leitão; o representante do Banco do Nordeste, José Álvares Teixeira; o secretário executivo da Seuma, Adolfo Viana; o representante da Eco Soluções em Energia, João Augusto Paiva; o arquiteto, Geraldo Magela de Moraes; a diretora Administrativa Financeira da Funcap, Paula Lenz Costa Lima; o diretor de Inovação da Funcap, Jorge Barbosa Soares; a presidente da Rede de Incubadoras do Ceará, Maria do Socorro Ribeiro; a coordenadora da Incubadora da Uece, Maria José Barbosa; o idealizador do Projeto, empresário Jonas Becker Paiva; o coordenador do Núcleo de Inovação Tecnológica da Uece, Samuel Façanha; o presidente da Comissão Executiva do Vestibular, Fábio Perdigão; a coordenadora do MACFA, Mona Lisa Moura de Oliveira; o coordenador da Segurança Patrimonial, capitão Danilo Gomes da Silva; o Prefeito do Campus Itaperi, Sérgio Leitão; demais diretores de Centros e Faculdades, professores, assessores, servidores e alunos.

O descerramento da placa de inauguração da Árvore Solar foi feito pelo reitor, professor Jackson Sampaio, ao lado do vice-reitor, Hidelbrando Soares, do titular da Secitece, Inácio Arruda, do idealizador do projeto, Jonas Becker Paiva, do arquiteto,Geraldo Magela, da diretora Adminstrativa e Financeira da Funcap,Paula Lens, do diretor de Inovação da Funcap, Jorge Barbosa Soares, da coodenadora da Incubadoura da Uece, Maria José Barbosa.