Uece homenageia parceiros da Conferência Saberes para uma Cidadania Planetária

17 de outubro de 2016 - 12:30

A Universidade Estadual do Ceará (Uece) promoveu na última terça-feira (11) solenidade de entrega de certificados aos homenageados da Conferência Internacional Saberes para uma Cidadania Planetária, ocorrida em maio de 2016.

alt

Os homenageados foram apoiadores na realização do evento, que teve como objetivo dialogar sobre temas vinculados à obra do sociólogo e filósofo francês Edgar Morin. A Conferência foi uma promoção da Unesco e do Governo do Estado, em parceria com a Uece e Universidade Católica de Brasília.

alt

Para iniciar as atividades, o Grupo de Flautas da Uece, coordenado pelo professor Heriberto Porto, presenteou o público com números como Lígia, de Tom Jobim, e Conversa de Botequim, de Noel Rosa.

alt

O reitor da Uece, professor Jackson Sampaio, presidiu a mesa composta pela representante da Vice-governadoria do Estado, Cristiane Holanda; pela representante da Reitoria da Universidade Federal do Ceará (UFC), Socorro Souza; pelo presidente da Associação dos Prefeitos do Ceará (Aprece) e prefeito do município de Piquet Carneiro, Expedito José do Nascimento; pelo pró-reitor de Extensão da Uece, Fernando Roberto Ferreira; e pela presidente do Comitê de Coordenação da Conferência, Rosamaria Arnt.

“Agradecer”, essa é a palavra que, de acordo com Jackson Sampaio, traduz o objetivo da solenidade. “É preciso agirmos juntos, termos respeito, termos solidariedade, e a partir daí, o reconhecimento que devemos ao outro. Agradecer é dizer o quanto a gente reconhece o outro naquilo que a gente precisa. (…) A cerimônia de hoje serve pra reconhecer que a Conferência Internacional foi possível porque todas essas instituições estiveram juntas e solidárias, respeitosamente”, disse o reitor.

Romaria acrescentou a palavra “irmandade”. “Houve uma alegria na acolhida da Conferência que eles sabiam que não era só uma gentileza de recepcionar quem não era do estado ou do país, mas era algo que estava realmente presente na essência da confiança: essa irmandade. Ela com certeza permanece, e a gratidão, nesse sentido, é por existirmos e, juntos, sermos capazes que realizar tanta coisa”, completa a presidente do Comitê.

alt

Entre as instituições homenageadas que receberam certificado estão o Ministério da Educação (MEC), a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o Banco do Nordeste (BNB), a Federação das Indústrias do Ceará (Fiec), o Consulado Francês/Recife e a Secretaria de Estadual de Educação Básica (SEDUC).

alt

Durante a cerimônia foi também apresentada a Carta de Fortaleza II, que sintetiza as conclusões resultantes da Conferência e que será encaminhada ao I Congresso Mundial sobre Pensamento Complexo, que acontecerá na sede da Unesco, em Paris, no próximo mês de dezembro.

alt

Esteve também presente na solenidade, para encantar a plateia, o Coral Escola Viva, formado por crianças, sob a regência do professor George Anderson. O grupo cantou Paz pela paz, de Walter Pene, Samba de uma Nota Só, de Tom Jobim, e Reza, de Edu Lobo.

Veja lista completa dos homenageados.