UECE Homenageia Ex-Reitores com Galeria de Retratos

10 de abril de 2014 - 12:44 #

39 Anos de História e Tradição

Tarde memorável, foi assim, a solenidade de inauguração da Galeria de Retratos dos Reitores, que deixaram marcas e fizeram história na Universidade Estadual do Ceará (UECE). O evento, presidido pelo reitor Jackson Sampaio, aconteceu na última segunda-feira, 07, das 15h30 às 17h, na Sala dos Órgãos de Deliberação Coletiva (SODC), no Campus do Itaperi.

A iniciativa de homenagear os dirigentes maiores da instituição foi do ex-reitor professor Francisco de Assis Moura Araripe, que comandou a UECE no período de 2008 a 2012, e foi concluída pelo atual reitor, professor Jackson Sampaio. Os quadros retratos foram pintados pelo renomado artista cearense, Ernani Pereira Ferreira, que conferiu de perto a galeria.

Para o reitor da UECE, Jackson Sampaio, este é um momento muito especial de agradecimento aos ex-dirigentes da universidade, que contribuíram para o desenvolvimento e o engrandecimento da nossa instituição. Tudo tem a primeira vez, e cada um, enfrentando as exigências internas e externas, além das circunstâncias políticas de cada época, foi responsável por ações que se tornaram pioneiras. Depois da sequência de feitos, como dar sequência é o desafio dos novos gestores.

Dos nove reitores apresentados, fora os três já falecidos, seis estiveram presentes, dando brilho real à solenidade.

O Dr. Murilo Martins, filho do 1º reitor da UECE, Antonio Martins Filho, já falecido, fez a leitura de um breve currículo do seu genitor.

Coube ao Prof. Jan Ter Reegen fazer a leitura do histórico do 2º reitor, Danísio Dalton da Rocha Corrêa, presente.

O Prof. Ari Othon Sidou, leu sua apresentação da pessoa e da gestão do 3º reitor Padre Luiz Moreira, já falecido.

A Profa. Tereza Rocha foi escolhida para apresentar o histórico do 4º reitor Cláudio Régis de Lima Quixadá, presente.

O Prof. Guilherme Lincoln Aguiar Ellery apresentou o histórico do 5º reitor, Perípedes Franklin Maia Chaves, presente.

Casimiro Medeiros, genro do 6º reitor, leu o breve histórico dos feitos de Paulo Jorge de Melo Filho (Petrola), já falecido, apresentação que foi escrita pelo Prof. Auto Filho.

O reitor Jackson Sampaio apresentou o histórico do 7º reitor, Manassés Claudino Fonteles, responsável por dois reitorados e presente à solenidade.

A Profa. Maria Lúcia de Macedo Maciel fez a leitura do histórico do 8º reitor, Jáder Onofre de Morais, presente.

O Prof. Vladimir Spinelli, diretor do CESA, apresentou o histórico do 9º reitor, Francisco de Assis Moura Araripe.

A solenidade contou com as presenças do vice-reitor, Hidelbrando dos Santos Soares, do coordenador Ciência Tecnologia e Inovação da SECITECE, neste ato representando o secretário Renê Barreira, do pró-reitor de pós-graduação e pesquisa, Jerffesson Teixeira de Souza; da pró-reitora de graduação, Marcília Chagas Barreto; da pró-reitora de extensão, Lúcia Helena Fonseca Grangeiro; do pró-reitor de Administração, Carlos Heitor Sales Lima ; do pró-reitor de planejamento, Fernando Antonio Alves dos Santos; do pró-reitor de Políticas Estudantis, Geovani Jacó de Freitas; da chefe de gabinete, Josete Castelo Branco Sales, da diretora de pesquisa, Célia Sampaio; da ouvidora, Francimá Rocha; de diretores e centros e faculdades, de coordenadores de cursos de graduação e de pós-graduação, de professores, de servidores, alunos, de familiares dos homenageados, representantes das instituições irmãs, URCA e UVA, e demais convidados.

Em seus 39 anos de existência, a UECE e completa seu 11º reitorado e se encontra sob a regência do 10º reitor:

– Antônio Martins Filho – de 1975 a 1977

– Danísio Dalton da Rocha – de 1977 a 1981

– Padre Luiz Moreira – de 1981 a 1984

– Cláudio Régis de Lima Quixadá – de 1984 a 1988

– Perípedes Franklin Maia Chaves – 1988 a 1992

– Paulo de Melo Jorge Filho (Petrola) – de 1992 a 1996

– Manassés Claudino Fonteles – de 1996 a 2000

– Manassés Claudino Fonteles – de 2000 a 2004

– Jáder Onofre de Moraes – de 2004 a 2008

– Francisco de Assis Moura Araripe – de 2008 a 2012

– José Jackson Coelho Sampaio – atual reitor – 2012 a 2016