UECE homenageia escolas que participam do canal Web Rádio AJIR

14 de dezembro de 2010 - 20:39 #

Professores e estudantes da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e de escolas públicas estaduais, que participam do Programa de Extensão “Em Sintonia com a Saúde (S@S)”, produzido e veiculado através da Web Rádio AJIR, acabam de receber certificação e homenagens. O canal Web Rádio é um veículo de comunicação e informação, via internet, que cumpre uma função de socialização do conhecimento em saúde e cidadania. O projeto Canal é uma articulação entre a UECE, através do Laboratório de Práticas Coletivas em Saúde (LAPRACS) / Centro de Ciências da Saúde (CCS), Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) e Associação dos Jovens de Irajá (AJIR). Irajá é um distrito de Hidrolândia, no Sertão Central cearense, a 247 km de Fortaleza.

A PROEX certificou, além de reverenciar com menção honrosa, na última sexta-feira (10/12), quatro escolas públicas: EEIF Edith Braga, Marta do Martins e Joaquim Nogueira, em Fortaleza, EEIF Luiz Rocha Mota, em Caucaia, e EEIF Centro Educacional Rural de Irajá, em Hidrolândia. O projeto Canal desenvolveu de 2009 a 2010, 264 Programas sobre temas de saúde coletiva com a participação de 1.144 alunos. Trata-se de tarefas desenvolvidas através de atividades semanais de educação em saúde e cidadania com jovens, professores do ensino fundamental e médio de escolas do Estado do Ceará e estudantes universitários da UECE, que trabalham com tecnologias da informação e comunicação debatendo saberes e práticas em saúde coletiva.

Os professores responsáveis pela coordenação dos trabalhos receberam certificados com carga horária compatível com as suas participações nos programas. Foram certificados também os estudantes universitários que integram o projeto, por estarem promovendo a saúde e educação dos jovens escolares e, portanto, cumprindo os dispositivos do Estatuto da Criança e Adolescente (ECA), que é o direito à informação em saúde.

O Programa “Em Sintonia com a Saúde (S@S)” vai ao ar, ao vivo, toda quarta-feira às 16h na Web Rádio. Para participar acesse: www.uece.ajir.com.br. A coordenação do Programa é realizada pelo Prof. Dr. Augusto Martins e, integram o projeto alunos do curso de Enfermagem, Medicina e Serviço Social da UECE.